O Curioso Caso de Benjamin Buttonn

benjamin

Maldita hora na qual fui ler comentários sobre O Curioso Caso de Benjamin Button, não necessariamente sobre os acontecimentos da trama, mas sim, comparando-o com Forrest Gump, ambos escritos pelo roteirista Eric Roth. Logo, durante toda a trama me peguei relembrando aspectos em comum entre Gump e Button, e mesmo achando o filme acima da média, não me empolguei com o todo.

Acho o trabalho técnico do filme correto, mesmo exagerando em alguns momentos, mas como a trama ganha tons de fábula, é um detalhe a ser deixado de lado. O restante da narrativa é clássica (com exceção da cena do acidente), inclusive, com um diário sendo lido (o que dá margem aos  flashbacks) no leito de morte de uma personagem do filme. O elenco é competente, não vejo grande interpretação de Brad Pitt (correto, novamente) em meio a tanta maquiagem, mas a participação de Tilda Swinton é marcante (inclusive, preferia ver sua indicação a de Taraji O. Henson, um equívoco).

Talvez o grande problema, pelo menos, para mim, foi a ausência de sentimentos (além da sensação do filme querer ser grandioso), parece que o filme carece de emoção. A trama vai evoluindo, o personagem vai rejuvenescendo com tempo, se envolvendo em eventos históricos e com sua grande paixão, mas parece a margem de tudo. Sei que muitos possuem interpretações das mais diversas para os eventos do filme, no entanto, sou muito sincero em afirmar que preferia Zodíaco, estupendo trabalho anterior de David Fincher, sendo indicado a esta enxurrada de prêmios do que este filme.

O Curioso Caso de Benjamin Button: 7,0

(The Curious Case of Benjamin Button, 2008 )

Diretor: David Fincher

Roteiro: Eric Roth e Robin Swicord (com base no conto de F. Scott Fitzgerald)

Elenco: Brad Pitt, Cate Blanchett, Julia Ormond, Elias Koteas, Taraji P. Henson, Elle Fanning, Tilda Swinton.

Tags: , , , ,

4 Respostas to “O Curioso Caso de Benjamin Buttonn”

  1. Wallace Says:

    Pois é, Paulo, é muito ruim quando isso acontece, quando se lê algo que pode moldar sua opinião acerca de um filme. Mas Benjamin Button é, por si só, uma experiência que vale a pena, talvez daria uma nota um pouco mais alta que a sua.
    Quanto ao seu texto concordo plenamente: Tilda Swinton é responsável pelos melhores momentos do filme, Taraji P. Henson está sendo superestimada e Pitt está bem, mas não excepcional. Acho que ele deveria ter sido indicado ao Oscar de ator no ano passado, pelo Jesse James, e ao de coadjuvante nesse ano, por Queime Depois de Ler.
    E Zodíaco é maravilhoso mesmo.

  2. Vinícius P. Says:

    Também achei um filme tecnicamente perfeito e que encanta por sua história, mas realmente falta um pouco de emoção ali – e pensar que teve gente que até chorou com esse filme…

  3. Roberto Queiroz Says:

    Concordo quando escreve que o filme “carece de emoção” (também tive essa sensação). Não curto o Brad Pitt como ator, portanto nunca espero muito dele. Certa ocasião li um texto sobre o filme Dália Negra, de Brian de Palma, que se adequa perfeitamente a Benjamim Button: “um filme técnico, mas sem alma”.

  4. Bruno Says:

    Poxa, não achei o filme tão sem sentimento assim. E gostei da atuação do Brad Pitt, mesmo não sendo nada estupenda. Nas atuações coadjuvantes, também gostei mais de Tilda Swinton do que Taraji P. Henson, mas ambas estão ótimas. No mais, acho que este filme só leva os prêmios nos quesitos técnicos, nos principais não. Abraço!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: