Um Olhar do Paraíso

Ficou muito difícil não encontrar razão nas críticas que havia lido anteriormente sobre o novo filme de Peter Jackson, Um Olhar do Paraíso, achava que de repente o filme era muito lírico e fantasioso ou muito melodramático, características nem sempre positivas para os críticos em geral, ou simplesmente, poderiam estar exagerando. No entanto, dou o braço a torcer, o filme é uma das coisas mais constrangedoras que pude assistir nos últimos meses, não é um filme simplesmente ruim, ele é mal formulado, pelo menos, no que se refere à direção e, principalmente, ao roteiro.

O filme começa bem até a morte da menina Susie, a partir daí o filme se divide em duas narrativas irregulares e descompatíveis. A menina Susie (Saoirse Ronan, uma das poucas que se salvam) vai para um tipo de limbo percorrer sua “evolução” como espírito enquanto observa sua família deteriorar em função do caso policial que se instala com o sumiço de seu corpo (sendo esta a segunda narrativa do filme, a narrativa “terrena”).

A minha admiração por Peter Jackson não dimimuiu, no entanto, ver sequências de Ghost, um filme de 20 anos atrás, serem utilizadas quase de maneira idêntica aqui, não valoriza muito o trabalho do diretor, que parece ter perdido sua sensibilidade vista no ótimo Almas Gêmeas e, hoje, demonstra ser um mestre em trabalhar com as tecnologias modernas que criam cenários, personagens e mundo completamente novos.

Belas imagens e o uso de cores são belissímos no limbo da personagem, no entanto, não encontram ressônancia dentro da trama como um todo, quase nada funciona nas passagens terrenas, os drama familiares mal trabalhados, com subtramas ridículas, como o sumiço da personagem de Rachel Weisz. Assim, a beleza do limbo se perde na mediocridade dos diálogos e no filme em geral, uma pena!

UM OLHAR DO PARAÍSO: 3,0

(The Lovely Bones, 2009)

Diretor: Peter Jackson
Roteiro: Fran Walsh, Philippa Boyens, Peter Jackson, baseado em livro de Alice Sebold
Elenco: Saoirse Ronan, Mark Wahlberg, Rachel Weisz, Susan Sarandon, Stanley Tucci. 139 min. Paramount

Tags: , ,

Uma resposta to “Um Olhar do Paraíso”

  1. Davi Says:

    A que é isso, o filme não é tão ruim assim para mereceer um 3!!!
    Se existem tantas qualidades, porque deixa-las sucumbirem ante os defeitos?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: