Destaques da Semana em DVD (07 à 11/08)

Sobrenatural: James Wan retoma a parceria com Leigh Whannell (roteirista) depois do sucesso estrondoso Jogos Mortais (lá do primeiro filme, antes de virar o samba do crioulo doido), agora apostando em outro subgênero do terror, a casa/personagem assombrada; de antemão já digo que se trata, até este momento, do melhor filme de terror do ano, Wan aposta no básico (clima+sustos), conta com bom elenco (Patrick Wilson e Rose Byrne) e uma trama bem plausível para o gênero, lembrando clássicos como Poltergeist. Em ‘Sobrenatural’, uma família, que acabou de se mudar para uma casa nova, descobre que um espírito do mal está dentro da casa ao mesmo tempo em que o filho do casal entra em coma de maneira inexplicável. Tentando escapar das assombrações e para salvar o menino, eles se mudam novamente e percebem algo terrível que os deixa desesperados: não era a casa que estava mal-assombrada.

Caminho da Liberdade: filme do ótimo diretor Peter Weir, contando com um elenco eficiente (nomes como Ed Harris, Colin Farrell, Jim Sturgess e Saoirse Ronan), mas que no final das contas parece um documentário do NatGeo (inclusive um dos produtores da película), sinto que faltou conflito e sentimento ao roteiro, parece uma narrativa frouxa sem arcos dramáticos, uma pena, as paisagens são belissimamente fotografadas. Na trama, Cobertos por uma noite de nevasca, sete prisioneiros pegos pelo Reino de terror de Stalin fogem do Gulag Soviético em 1940. Agora são homens livres, mas também praticamente mortos… porque a jornada deles para um lugar seguro desafio qualquer chance sensata de sucesso, e o território que devem atravessar é imperdoável.

Copia Fiel: já apontado como um dos melhores filmes do ano, novo exemplar da filmografia do ótimo diretor/roteirista Abbas Kiarostami (do clássico O Balão Branco), teve boas criticas da imprensa e, agora, chega em dvd para atingir um público maior, protagonizando o filme a ótima atriz francesa Juliette Binoche. Na trama, o escritor de meia-idade James Miller (William Shimell) vai à Itália para promover uma palestra e receber um prêmio pelo seu mais recente livro, Copia Conforme. Na viagem, ele conhece uma misteriosa mulher (Juliette Binoche). Juntos, eles viajam pela região da Toscana e começam a se descobrir (ou redescobrir?). O original é melhor que a cópia? Qual a diferença deste casal para outros juntos há anos?

A Informante: drama que ficou inédito em nosso circuito cinematográfico, tem um forte elenco feminino com nomes como Rachel Weisz, Monica Bellucci e a diva Vanessa Redgrave, estréia da diretora Larysa Kondracki em longas. Baseado em uma história real e em um dos maiores escândalos da história envolvendo a ONU, Kathy Bolkovac (Rachel Weisz) é uma policial esforçada que aceita trabalhar para as Nações Unidas como pacificadora na Bósnia, que passa por uma reconstrução pós-guerra. Seus desejos de ajudar na reconstrução de um país devastado são destruídos quando ela fica face a face com a dura realidade: uma vasta rede de corrupção e tráfico sexual que é encoberta pela ONU.

O Super Lobista: chegou a ter seu nome mencionado na corrida para os Oscars neste ano, se não me engano, para Kevin Spacey como melhor ator, aqui personificando um lobista, profissão pouco comentada publicamente aqui no Brasil, mas que existe bastante, que nos Eua não é encarado com um problema, seria um mal necessário; ainda no elenco, Barry Pepper e o sumido Jon Lovitz. Na trama, um lobista muito famoso de Washington tem que jogar duro para vencer, já que é o responsável por cuidar de cassinos e influenciar a política dos Estados Unidos em prol do jogo. Acontece que ele acaba aproveitando sua íntima ligação com altos escalões do governo para fugir das acusações de assassinato e corrupção.

Não Me Abandone Jamais: interessantíssimo romance/sci-fi do diretor Mark Romanek (de Retratos da Obsessão) e do roteirista Alex Garland (Extermínio e Sunshine), que peca somente pela frieza dos sentimentos, acho que erraram na dose, no mais é um bom filme (bastante diferente do que se tem produzido) e curioso, traz no elenco, jovens nomes que despontam para o estrelato como Carey Mulligan e Andrew Garfield (atual Homem Aranha) juntos com a já reconhecida Keira Knightley. Na trama, Kathy (Carey Mulligan), Ruth (Keira Knightley) e Tommy (Andrew Garfield) são amigos íntimos que cresceram juntos num internato inglês que possui um segredo assustador. Quando eles descobrem a tenebrosa verdade sobre sua criação, eles se agarram ao breve tempo que lhes resta para viver e amar. Baseado no consagrado livro de Kazuo Ishiguro (The Remains of the Day), Não Me Abandone Jamais é uma análise intrigante sobre esperança e humanidade.

Blitz: já comentei o filme em posts anteriores, um bom policial inglês que não se torna mais relevante por não conseguir tornar suas subtramas orgânicas no filme, mesmo assim, Jason Stathan, continua sendo um excelente interprete de sua persona (afinal não varia muito de personagem!), aqui ao lado do bom ator Paddy Considine. Na trama, a vida do sargento Brant (Jason Statham) não está fácil. O esquadrão em que trabalha está as moscas. Ele está sob julgamento por agredir um psicólogo policial; a esposa do inspetor chefe Roberts morreu em um acidente de carro, e ainda tem a insistente policial Falls, que tenta se encaixar na equipe. Quando tudo não poderia piorar, um serial killer, chamado pela mídia de Londres de “The Blitz”, começa uma onda de sangue assassinando policiais que fazem batidas pela cidade.

Orfaos da Guerra: drama sobre os bastidores da Segunda Guerra, permaneceu inédito nos cinemas desde seu lançamento americano em 2008, conta com um elenco bem bacana com nomes como Jonathan Rhys Meyers, Radha Mitchell, Chow Yun Fat e Michelle Yoeh. Na trama, um jovem inglês lidera um grupo de 60 órfãos em uma jornada de 500 milhas pelo meio das perigosas montanhas nevadas de Liu Pan Shan até a fronteira com o deserto da Mongólia, onde estariam seguros. Nesse caminho ele se torna amigo de um líder comunista e se apaixona por uma enfermeira americana.

A Grande Virada: primeiro longa do famoso produtor/roteirista responsável por séries famosas como E.R., The West Wing e, atualmente, cuidando de Southland, conta com um elenco acima de qualquer suspeita: Ben Affleck, Kevin Costner, Tommy Lee Jones, Chris Cooper e Maria Bello. Na trama, Bobby Walker (Affleck) tem um bom emprego na GTX Corporation, uma família bonita, um deslumbrante Porsche na garagem. Até que sua empresa implanta uma política de redução de pessoal. Em pouco tempo ele e seus companheiros Phil Woodward e Gene McClary estão desempregados e prestes a perder seu padrão de vida. De repente, os três se vêem obrigados a redefinir suas vidas como homens, maridos e como pais de família.

Tags: , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: