Balanço da Temporada: Breaking Bad – 4ª temporada

Eu tive dois presentes neste último inverno, ou como um série maniáco diria na última Summer Season, primeiro foi devorar as duas temporadas de Community, série cômica que não tinha curtido o episódio piloto quando da sua estréia, mas nos últimos anos sempre lia elogios; descobri uma comédia para meu gosto particular, humor irônico, doses de sarcasmo e muita cultura pop inútil, claro não esquecendo os bons personagens. A segunda surpresa foi colocar em dia, isto é, terminar a segunda, olhar toda a terceira e acompanhar semana-a-semana a quarta temporada de Breaking Bad, série do canal AMC (o mesmo de Mad Men, The Killing e The Walking Dead), criada por um antigo conhecido do fãs de Arquivo X, Vince Gilligan, que lá em seus primórdios tratava sobre um professor de química que se vê “fudido pela vida”, ao descobrir ter câncer, ter um trabalho pouco reconhecido numa escola e se morrer deixa sua família (mulher dona-de-casa grávida e filho deficiente) quase sem condições de conforto financeiro. Walter ou, simplesmente, Walt, seu nome, é o legítimo bom homem comum, educado e trabalhador, que vai levando tombos da vida, mas sem se revoltar, leva sua “vidinha” adiante, até que os fatos comentados anteriormente servem de estopim para Walter se envolver no negócio de produzir metanfetamina (ele é químico!), e daí, por diante, tudo, literalmente, tudo pode acontecer com ele, seu escudeiro drogado, Jesse e seus familiares.

Para mim esta foi a temporada desafio dos gênios da manipulação, desde o inicio quando Gus junta a dupla, Walt e Jesse, no laboratório e esgorja o capanga que se achava um “cozinheiro”, o recado havia sido dado por Gus para a dupla se aprontasse mais uma. Claro que entre o ego de Walt e as drogas de Jesse, Gus preferiu o segundo quando o mesmo parou de se importar com as coisas, vivendo a vida no limite, pois com Walt a história foi diferente, seu ego é corrosivo, o leva a gir de maneira inconsequente e paranóica, como quando sugeriu a Hank que Gale não era o Heinsenberg ou mesmo quando quebrou o carro novo de Walter Jr. depois de Skyler fazê-lo devolver. Assim, Gus achou mais fácil manipular Jesse, com razão, mas ele não esperava que Jesse não quebrasse seu elo com Walter, mesmo os personagens brigados. Logo, Walt notou esta mudança de comportamento de Jesse e, num golpe de gênio, resolve “jogar as regras” de Gus e manipular (surpresa total a revelação) a situação ao seu favor, e desde já, teve seu momento clímax na sequência final ao proferir “I Won”!

O episódio final teve cara de Series Finale, claro que sempre imaginei que Walter morreria no fim, mas este final foi simplesmente o mais dramático de todos. No entanto, sabemos como as coisas funcionam na série, em algum momento, as manobras de Walter virão à tona (somente neste episódio ele foi responsável, direta ou indiretamente, por quatro mortas, isto se não contarmos a vizinha!), e Jesse também já não é mais o anjo de candura depois dos eventos que culminaram no assassinato de Gale. O futuro é bastante promissor para os 16 episódios (ou seriam 18? não lembro ao certo!) finais das série.

Outro fato relevante nesta temporada foi o crescimento de Skyler, que de esposa enganada, depois revoltada, se transformou numa Tony Soprano ao tomar às redeas dos negócios de Walter, para conseguir lavar o dinheiro da produção de drogas. Hank, também, teve destaque após passar metade da temporada colecionando pedras, teve um lampejo de agente DEA, ligou Gale à Gus e, apartir daí, os pontos foram sendo ligados. Até mesmo, Walter Jr., sempre relegado a figuração, teve uma cena tão bonita no melhor episódio da temporada, Salud, junto com Walter, Bryan Cranston, digna dos prêmios que certamente virão para os envolvidos com a série.

Anúncios

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: