Primeiras Impressões – The Following

followingO roteirista Kevin Williamsom é bastante conhecido dos cinéfilos e seriemaniácos, responsável pela criação da cinessérie Pânico, um dos melhores filmes metalinguísticos sobre o subgênero “serial killer” dos últimos anos, porém também “cometeu” Amaldiçoados e Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado, já na televisão, o roteirista criou uma das séries teens mais famosas de sua época, Dawson’s Creek, e atualmente faz sucesso com The Vampire Diaries, porém já “cometeu” a outra série teen, Hidden Palms.

Assim a expectativa de uma série visitando novamente um dos melhores assuntos desenvolvidos por Kevin Williamson estreando no canal Fox, era grande, tanto para o bem como para o mal, o resultado final é um misto de mais acertos do que equívocos. Começo pelos acertos, por se tratar de uma série policial sobre serial killers, o tom da série é bastante adulto e tenso, há bastante violência e sangue; ponto para os produtores que conseguiram criar um produto mais adulto na atual tevê aberta americana. Como o roteiro não conseguiu desenvolver os coadjuvantes, ficando este desenvolvimento para ser analisado mais para frente, já considero um acerto a dupla Kevin Bacon e James Purefoy.

Kevin Bacon aproveita as férias da esposa Kyra Segdwick após sete anos protagonizando a também policial The Closer (do qual sou fã de carteirinha, já com saudades de Brenda Leigh, seus saltos altos, chocolates e forte sotaque), para retomar sua carreira agora na televisão (andava meio sumido dos filmes relevantes), pelo jeito, escolheu um roteiro a dedo e dizem nos bastidores somente topou com a condiçao de que a série tivesse no máximo 15 episódios por temporada (excelente proposta, lembrando séries da tevê a cabo americana); seu personagem, Ryan Hardy, ex-agente do FBI responsável pela captura do serial killer Joe Carroll ainda lembra muito diversos “mocinhos” de filmes policiais, no entanto, pelo episódio piloto podemos notar que muitos fantasmas assombram o personagem até a atualidade, ao mesmo tempo que, o ex-agente se mostra bastante sensível com os personagens envolvidos no passado de seu caso (como a último vítima de Joe, que sobreviveu, e a ex-mulher do mesmo).

Já James Purefoy, mesmo tendo um personagem misto de Hannibal Lecter, pela inteligência e astúcia (lembrando que em breve teremos uma série sobre o personagem), com diversos outros “serial killers”, mas o personagem que me veio a mente imediatamente foi Red John, da série The Mentalist, pela rede de “ajudantes” que ambos mantém/criam. Assim, o ator consegue criar um personagem complexo pela vida que mantinha, família e emprego como professor, e pela necessidade de matar, claro que sempre com alguns toques bizarros, como as citações a literatura de Edgar Allan Poe. Acho a figura de Purefoy bastante forte e assustadora, deve ser um bom contraponto ao personagem de Kevin Bacon.

Passada essa boa impressão, há alguns elementos que me preocupam com a série, quase todos ainda restritos a que tipo de série The Following se permitirá ser, somente mais um “procedural”, com o “serial killer” da semana com Hardy consultando Carroll para descobrir e prender seus “ajudantes/parceiros” ou um suspense com drama de personagens. O roteiro do piloto foi eficiente em introduzir a trama de maneira rápida, no entanto, a resolução final do mesmo me incomodou pela facilidade da recaptura de Carroll. Os flashbacks, última moda de nove entre dez séries de televisão ( já em overdose!), espero que tenham seus momentos dentro da série, isto quer dizer, não ser usado de maneira gratuita em todos os episódios, e o principal, a relação de Hardy com Carroll ser um pouco diferente da dinâmica de Hannibal Lecter com qualquer agente utilizado nos livros de Thomas Harris, para surpreender o espectador.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: