Hitchcock

hitchcock

O sentimento é contraditório após o término da sessão de Hitchcock, estréia na direção em ficção de Sacha Gervasi, ao mesmo tempo que, o diretor, ao retratar os bastidores da criação/filmagem de Psicose consegue criar um filme, no mínimo, curioso, temos diversos equívocos no roteiro que deixam a sensação de faltar algo, estranho isso, mas é o que acontece!

Este sentimento de estranheza ocorre até mesmo com o protagonista, adoro Anthony Hopkins, mesmo sua carreira sendo cheia de altos e baixos, mas sua presença é inconfundível e seu talento inquestionável, assim não vejo porque de tanta maquiagem para o ator “tomar a forma” de Alfred Hitchcock (roliça). Assim, como aconteceu com DiCaprio e coadjuvantes em J. Edgar, aqui sinto que a maquiagem “engessa” o ator, comprometendo sua atuação, há diversos momentos que o personagem faz um biquinho com os lábios que até agora não consegui identificar se é um gestual do diretor ou um problema da maquiagem/criação de Hopkins!

Enquanto, o gênio e as obsessões de Hitchcock carregam o filme, junto com as óbvias curiosidades sobre o Psicose e a indústria da cinema época (claro que muito mais interessante para os fãs de história/bastidores de Hollywood), algumas escolhas do roteiro, bastante superficial, me parecem equivocadas, como o suposto affair entre Alma e Whitfield, as conversas entre Hitchcock e Ed Gein, que seriam muito mais relevantes se o roteiro fosse do próprio Hitchcock, o que não acontece, até sendo este outro equívoco do filme ao não abordar o processo de criação do roteiro, participação especial de Ralph Macchio como o subaproveitado Joseph Stefano, roteirista que adaptou o livro homônimo para o cinema.

Curioso e agradável, mesmo com estes referidos percalços, poder observar a mente inquieta de Hitchcock e algumas preciosidades cinematográficas de Psicose, como a adição da trilha de Bernard Herrman, salvam o filme de ser mais um simples e correto recorte de cinebiografia.

HITCHCOCK: 7,0

Direção: Sacha Gervasi.

Roteiro: John J. McLaughlin.

Com: Anthony Hopkins, Helen Mirren, Scarlett Johansson, Danny Huston, Toni Collette, Jessica Biel e Ralph Macchio. 98 min.

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: