Law & Order: Special Victims Unit – 13ª temporada (FINALIZADA)

s13e01 Scorched Earth – primeira constatação: os roteiristas ateh que conseguiram arranjar uma boa desculpa para a saida do personagem Stabler, sempre envolvido com a Corregedoria/Assuntos Internos, mesmo assim, sempre acredito que o ator poderia ter feito uma despedida à altura de sua história na série; segunda constatacao: pelo jeito, vao continuar apostando num rodizio de promotores, afinal nenhum conhecido estah nos creditos de abertura, pelo menos, neste primeiro revimos Stephanie March, sempre uma presenca forte; terceira constatacao: a entrada de Kelli foi organica a trama e sem grandes rompantes introdutórios, no proximo ja devemos ter Danny, espero que enquanto os personagens sao introduzidos os casos investigados sejam melhores do que o que foi apresentado aqui.

s13e02 Personal Fouls – entrada de Danny Pino. SVU investiga uma acusação de que um reconhecido treinador de basquete colegial, abusa sexualmente de seus jovens jogadores, mas, para o caso ir adiante, a equipe precisa da cooperação de um superstar do esporte, relutante em revelar o caso para a mídia.

s13e03 Blood Brothers – uma menina de 13 anos grávida de Washington Heights afirma que o filho de um embaixador a estuprou, mas o acusado desaparece antes SVU pode questioná-lo. Bom episódio cheio de nuances e reviravoltas, participação de Kyle MacLachlan;

s13e04 Double Strands – episodio que aproveita com mais carga dramatica a personagem de Kelli, quando um abusador eh reconhecido como sendo o mesmo que atacava em seus estado, logo que montam o caso, descobrem se tratar de um cidadao acima das suspeitas com familia e tudo, no entanto, os horarios nem sempre sao fidedignos e a testemunha ocular e o DNA bate certo no suspeito, participacao de George de Grey’s Anatomy, um caso interessante que repercute o ambiente de criacao sobre as escolhas das pessoas. Danny Pino tb ganha um pouco mais de destaque!

s13e05 Missing Pieces – é em função de episódios como este que sou fã incondicional de SVU, um simples caso de sequestro de um criança do carro de um jovem casal que está na cidade a passeio, logo se transforma num inquietante estudo de personagens mobilizados pela culpa, com a experiência da equipe como em momento algum alguém viu a criança, as suspeitas se voltam aos pais. Ao final, um choque maior do que perceber que os pais estavam mentindo foi descobrir que a criança morreu por causas naturais, muito bom!

s13e06 True Believers – “crentes”, traducao literal do titulo do episodio, excelente referencia ao caso da semana, SVU volta no tempo, aproveitando o novo elenco, e traz um caso tao ambiguo, tao cheio de nuances (como no caso do porte de arma), que ficou dificil saber quais os reais eventos envolvidos na ocorrencia (jovem branca acusa rapaz negro de te-la estuprado), tem que ser um verdadeiro “crente” no que se faz (Olivia em sua investigacao e o defensor, numa importante participacao de Andre Braugher, em seu caso) para tomar um decisao decisiva sobre o caso! Muito bom!

s13e07 Russian Brides – o aspecto positivo de mudancas de elenco eh que normalmente, os eternos coadjuvantes ganham chance de terem seu momento protagonista, este episodio foi o caso, Kragen eh colocado para se infiltrar num site de encontros com “noivas russas” quando um jovem eh morta e estuprada e, alem disso, nao sendo possivel ter sua identidade revelada devido ao desfiguramento do rosto, corte das pontas dos dedos e retirada dos dentes, no entanto, a investigacao os leva a golpes da mafia russa com prostituicao e sequestro. Ao final, fiquei com pena de Kragen!

s13e08 Educated Guess – sou suspeito ao elogiar a serie, mas tenho um problema de memoria com as tramas, nao lembro se os roteiros jah tocaram no assunto ou estao repetindo tramas, porem achei muito relevante por parte dos roteiristas levantarem a bola sobre a questao do estupro com pessoas em tratamento psiquiatrico, ateh que ponto o sexo eh consual com estes pacientes? Uma pena que resolvi o caso logo na primeira possibilidade, como dizem o agressor estah sempre por perto!

s13e09 Lost Traveler – bom episódio buscando ilustrar a relação de uma comunidade cigana (com direito a participação do tiozinho mexicano de Breaking Bad) com a vizinhança quando um guri some após o fim da escola, e todos passam a ser suspeitos, desde os pais superprotetores até um vizinho com problemas de atraso mental. Bom episódio!

s13e10 Spiraling Down – quando uma jovem de 14 anos eh descoberta estar sendo usada por um cafetao como prostitutas os agentes da SVU procuram atingir seus clientes para puni-los, no entanto, um dos clientes eh um grande ex-jogador de futebol americano, que comeca a apresentar sinais de demencia, escondido pelo seu ego, no episodio vemos novamente Andre Braugher como defensor do atleta. Muito bom episodio!

s13e11 Theatre Tricks – polêmico episódio onde temos uma cena de estupro a la De Olhos Bem Fechados, ao vivo e com uma platéia achando que fazia parte da peça de teatro interativo, quando começam a investigar a equipe chega a um perseguidor da jovem atriz interiorana, um juiz com tendências sexuais bizarras, o diretor da peça de teatro e a sua estranha colega de quarto. Bom!

s13e12 Official Story – pelo jeito a questão de exércitos privados nos Eua tá rendendo bastante contradição, SVU não é a primeira e nem deve ser a última série (Damages, The Good Wife e CSI, só para citar episódios recentes) que utiliza num episodio as já famosas empresas privadas de segurança como vilões em casos da semana. Aqui, um pai de uma jovem estuprada no exterior e depois teve o caso abafado, sequestra e estupra o presidente da empresa, criando um grande problema para os agentes da SVU, menos mal, eles recebem a ajuda de um grande promotor no caso que acorda com os detetives de investigar a fundo o caso da jovem estuprada, e de quebra, ele meio que se acerta com Olivia. Participação de Harry Conick Jr.

s13e13 Father’s Shadow muito bom episódio onde tivemos uma sutil mudança da dinâmica do episódio, desde o início sabíamos da culpabilidade do diretor do reality show, no entanto, quem não entendia isto era seu jovem filho, que sentia uma repulsão pelas mulheres após o trauma de ser abandonado pela mãe e pela irmã.

s13e14 Home Invasions – não fosse o sempre duvidoso problema de escalação de elenco, normalmente participações especiais são os protagonistas do caso (ora vítima ora vilão) este foi um dos melhores episódios policiais nesta temporada, completamente aberto com inúmeras possibilidades de investigação (morte por ódio ao gays, problemas com aposta, problemas com o pai do garoto que não aceitava o namoro, empregada), assim sendo me surpreendeu o motivo final da resolução e, comprovou, que SVU ainda tem muitas histórias para contar. Fora isto, tivemos a oportunidade de conhecer alguns demônios de Amanda Rollins. Que série boa!

s13e15 Hunting Ground – enquanto desenvolve lentamente a relação de Benson com o Promotor, vemos a equipe envolvida com o sumiço de várias acompanhantes, o que parece ser um simples sequestro, logo se transforma numa busca contra o tempo quando os detetives descobrem diversos corpos numa praia.

s13e16 Child’s Welfare – Olivia ganha uma storyline com o retorno de seu meio-irmão, agora casado, com enteado e um filho pequeno, no entanto, em função de um cigarro de maconha perde o direito sobre sua paternidade, pedindo ajuda a Olivia no caso, que recorre ao advogado de Andre Braugher, já os demais detetives iniciam uma investigação quando um bebê abandonado tem seu DNA mitocondrial (é filho) de uma jovem de 13 anos sequestrada há três anos atrás, bom episódio!

s13e17 Justice Denied – episódio bastante dramático que trouxe velhos fantasmas para assombrar Olivia, quando um crime que já teria sido solucionado com preso julgado e condenado por estupro (utilizava roupa de marinheiro e amônia que cegava suas vítimas), volta a acontecer, sendo que a questão que fica é se há um copycat na cidade, um fã do preso ou foi cometido um erro! Para piorar o caso vai para com o promotor e seu relacionamento com Olivia pode complicar as coisa!

s13e18 Valentine’s Day – episódio que abordou um possível estupro de uma dona-de-casa que, num segundo momento, parece gostar de provocar sexualmente entregadores, como fetiche. Episódio, para variar sempre polêmico, que trouxe várias participações como a sempre competente Chloe Sevigny, Shawn Hatosy, Daine Neal e Ron Rifkin.

s13e19 Street Revenge – episódio centrado numa onde de estupros numa região da cidade que acaba ocasionando, em função da ineficácia da polícia em prender o culpado, a montagem de uma equipe de moradores da região fazendo o patrulhamento. Claro que isto acaba ocasionando uma verdadeira caça às bruxas e as rotineiras reviravoltas do roteiro da série.

s13e20 Father Dearest – episódio cheio de participações especiais (Eric Close, James van der Beek, Sonya Walger), que traz uma história sombria sobre um grupo de meninas fecundadas por um mesmo doador que posa de pai das mesmas para se aproximar das adolescentes e assediá-las sexualmente, levando isto a uma quebra familiar. A grande surpresa é o desfecho do caso, o motivo, “de deixar os butias cair do bolso”, ditado gaúcho!

s13e21 Learning Curve – episodio que pecou pelo excesso de reviravoltas, principalmente por nao responsabilizar o adolescente primo de Pinoquio! No entanto, o retorno do filho de Finn foi bacana, ate por ter sido o ponto inicial do caso da semana.

s13e22 Strange Beauty – mesmo não achando um episódio muito bom, Svu volta a se concentrar num tema bizarrissimo, como o fetiche por membros decepados, tudo isto após a agente Rollins ver uma menina sendo sequestrada dentro de um táxi. Muito soturno!

s13e23 Rhodium Nights Season Finale – SVU resolveu apostar forte num clima de conspiração nesta season finale, ao serem informados de uma morte de uma acompanhante numa festa de despedida de solteiro, os detetives logo descobrem que estão em terreno perigoso, cena de crime modificada, filhos e poderosos envolvidos e ao final, ao chegarem em nomes de empresas de acompanhantes tudo podia acontecer, claro que dispensava o pseudo relacionamento entre a prostituta e o detetive Amaro, mas minha grande surpresa foi o cliffhanger final!

STATUS: RENOVADA PARA A 14ª TEMPORADA (SET/12).

2 Respostas to “Law & Order: Special Victims Unit – 13ª temporada (FINALIZADA)”

  1. Geovane Says:

    Qual canal tem os direitos de transmiti essa temporada????

  2. Paulo Jr Says:

    Geovani! Até onde sei, os direitos de todas as temporadas de Law & Order pertencem ao canal Universal Channel

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: