Once Upon a Time – 1ª temporada (FINALIZADA)

s01e01 Piloto – sem sombra de dúvidas a série mais apontada como fracasso certo foi Once Upon, que traz para a telinha uma trama que mistura fantasia e aventura, a comédia ficou ainda bem distante, num estilo ao filmes Encantada, que trazia a Princesa de Amy Adams para o mundo real, a diferença é que aqui, os personagens (todos eles, desde Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho até Gepeto) vivem numa cidadezinha do Maine sem qualquer lembrança das fábulas das quais faziam parte, com exceção da Rainha Má que criou a maldição e agora, é a prefeita da cidade. No entanto, o enfoque ficou com a filha de Branca de Neve, protegida na época da maldição, agora vivida pela belíssima Jennifer Morrison, que tem a suposta chave para quebrar a maldição, através da ajuda de seu filho pequeno, que fora adotado pela Bruxa/Prefeita, mas tem conciência dos eventos mágicos. Por incrível que pareça o piloto funciona, num misto de roteiro simples e eficiente e personagens carismáticos, mesmo assim, não consigo visualizar a série tendo mais de uma temporada. Fica a expectativa para saber que rumo a trama irá tomar.

s01e02 The Thing You Love Most – enquanto vemos que a Rainha Má está tentando mandar Emma embora da cidade, até mesmo arranjando para ela ser presa ou criando uma cena em frente Henry, no “mundo encantado” vemos como a Rainha Má conseguiu criar a maldição (com participação de Pam de True Blood), a custo da vida de seu pai; ainda confiando no potencial da série, está me surpreendendo pela abordagem.

s01e03 Snow Falls – Mary Margareth (Branca de Neve) visita o desconhecido em coma a pedido de Emma, lendo uma história para o rapaz. Ela acaba ficando abismada com o resultado dessa leitura. Já no mundo de fantasias, acompanhamos a história de Branca de Neve e do Príncipe Encantado, já que veremos como eles se conheceram. Ainda que esteja em seu início achei este episódio meio introdutório demais, contou somente como se conheceram Branca de Neve e o Príncipe Encantado e na realidade nada demais aconteceu, os roteiristas precisam ter cuidado de desenvolver com igualdade as tramas nas diferentes realidades;

s01e04 The Price of Gold – Emma ajuda uma mulher grávida a escapar de Mr. Gold, Ella. No mundo encantado, Cinderela comete um erro terrível ao firmar um acordo com o maldoso Rumplestiltskin. Olha, vou ser sincero, a se´rie é bem gostosa de acompanhar tem um ritmo bacana, boas soluções de roteiro, no entanto, me pergunto onde isto irá me levar? Até que ponto cada episódio vai apresentando uma figura de fábula e, em seguida, enquadrá-la na realidade da trama?

s01e05 That Still Small Voice – chegando ao 5º episódio confesso que sinto falta de uma dinâmica melhor na série, é bonitinha e simpática é, mas não consegue ser mais que personagem da semana e sua vida nos dois mundos, neste de hoje chegou a vez do Grilo Falante, psicologo no mundo real e filho de mambembes que gostam de aplicar golpes nas pessoas, o que deixa Grilo Falante chateado; pelo menos, reparei que tentam dar uma continuidade à trama de Branca de Neve e o Princípe sem memória, mas ainda não consigo vislumbrar uma vida longa para a série, pelo menos, na minha “watchlist”!

s01e06 The Shepherd – David deve escolher entre ficar com Kathryn ou deixá-la para ficar com Mary Margaret, por quem ele se apaixonou profunda e inexplicavelmente. Enquanto isso, no mundo de conto de fadas, o Príncipe Encantado está prestes a encontrar um evento que vai alterar para sempre o seu destino. Não achei o episódio ruim, está na média da série, mas sinto falta de uma conexão maior entre os eventos, parece que estou vendo ao invés de um caso por semana numa série policial, o personagem da semana!

STATUS: FORA DE MINHA WATCHLIST A PARTIR DE JANEIRO/12.

RETOMADA: EM JULHO DE 2012.

s01e07 The Heart is a Lonely Hunter – Após beijar Emma, Graham começa a se lembrar do seu passado como Caçador da Branca de Neve e procura descobrir a verdade com a ajuda de Henry e de um lobo misterioso.

s01e08 Desperate Souls – com a morte do Xerife, abre-se a vaga que a ele pertencia, assim, Regina quer correr com Emma, que acaba ganhando a ajuda duvidosa de Mr. Gold. Enquanto isso, de volta ao mundo dos contos de fadas, Rumpelstiltskin tenta localizar a última fonte poderosa para ajudar seu filho a evitar os horrores de uma guerra sem sentido.

s01e09True North – Emma tenta salvar duas crianças do sistema de adoção procurando seu pai biológico; a Rainha Má faz João (Hansel) e Maria (Gretel) roubarem um artefato de uma bruxa cega. Participação de Nicholas Lea (Krycek de Arquivo X). Achei o episódio mais fraco até aqui, sem quase nenhuma ligação com a trama central da série, este é o tipo de episódio filler que torna a temporada tão irregular!

s01e10 7:15 AM – Tal como Regina e Emma suspeitam sobre o recémchegado ‘Estranho’, David e Mary Margaret continuam a lidar com seu amor proibido. Enquanto isso, os eventos que levaram ao casamento do Príncipe Encantado com a filha do Rei Midas, Abigail, são revelados junto ao desejo ardente da Branca de Neve em aliviar seu coração partido. Finalmente um ótimo episódio que repercute (evolui) as tramas apresentadas episódios atrás, muito bom mesmo, Ginnifer Goodwin consegue transmitir uma delicadeza ímpar com sua Mary Margaret.

s01e11 Fruit Of The Poisonous Tree – mais um bom episódio fazendo um link entre as situações reais e no universo dos contros, claro que dispensava a barbinha “fake” de Giancarlo Esposito como Gênio da Lâmpada (bem sacada a idéia do Gênio com o Espelho). Emma fica em dúvida se junta-se ao abatido Sidney para ajudá-la a descobrir evidências que poderiam expor os acordos abusivos de Regina. Mary Margaret continua a encontrar com David secretamente numa tentativa de encontrar uma forma de satisfazer seu amor, enquanto o passado do pai de Branca de Neve, Rei Leopoldo, é revelado junto ao seu encontro com um Gênio preso numa lâmpada mágica – que concede a Leopoldo três desejos, advertindo-o para ser cauteloso com o que ele deseja.

s01e12 Skin Deep – Após a casa do Sr. Gold ser roubada, Emma mantém um olhar atento sobre suas ações, quando parece que ele quer rastrear um criminoso e vingar-se, e no Dia dos Namorados encontramos Mary Margaret, Ruby e Ashley tendo uma noite só de meninas, uma pena por Mary Margaret com aquele “Principe Banana”. Enquanto isso, na terra de contos de fadas, Bela (Emilie de Ravin) concorda com um acordo decisivo para desistir de sua liberdade a fim de salvar sua cidade e passa a morar e servir Rumplestiltskin, excelente momento do ator Robert Carlyle, com certeza tem em sua mãos um dos melhores personagens da série!

s01e13 What Happened to Frederick – David vê seu amor por Mary Margaret crescendo cada vez mais forte e finalmente concorda em terminar seu casamento cada vez mais sem amor com Kathryn, contando a ela sobre seu relacionamento secreto. Enquanto isso, os acontecimentos relativos à busca do Príncipe Encantado por Branca de Neve são revelados, junto com uma perigosa missão autorizada por Abigail para recuperar algo precioso que estava perdido para ela. Apesar do aborrecido moralismo que o episódio imprime em cima de Mary Margaret, ainda fico surpreso com as “maldades” de Regina, a onipresente!

s01e14 Dreamy -A história pregressa de Zangado é revelada. Isto inclui uma bela mulher com alguns problemas, inclusive uma complicação com homens que tem de ser resolvida, pois é um caso de vida ou morte. Esta mulher, Nova/Astrid, será um interesse amoroso para Zangado/Leroy, que colocará um sorriso no rosto.

s01e15 Red Handed -Depois de abandonar o restaurante da avó e ficar com a autoestima baixa, Ruby é contratada por Emma para ser sua assistente para ajudá-la a descobrir sua verdadeira vocação. Emma continua questionando David sobre o desaparecimento e possível assassinato de Kathryn. Enquanto isso, na terra dos contos de fadas, Chapeuzinho Vermelho anseia fugir com seu verdadeiro amor. Mas ela e seu companheiro viram prisioneiros quando um lobo sedento de sangue continua sua matança implacável. Uma das poucas vezes em que a trama dos contos de fadas foi melhor que a trama no mundo real;

s01e16 Heart of Darkness – Mary é acusada de matar Katheryn. Emma a leva para um interrogatório e algumas evidências apontam o seu envolvimento no desaparecimento de Katheryn. Enquanto isso, no mundo das das fadas, Branca de Neve se vê em uma escuridão e tenta assassinar a Rainha Má.

s01e17 Hat Trick – Jefferson (Sebastian Stan) acredita ser o Chapeleiro Maluco também no mundo real, uma pessoa pronta para sequestrar Emma, a xerife de Storybrooke. Será isso o suficiente para convencer a protagonista de que o mundo dos contos de fadas é real?

s01e18 The Stable Boy – Emma continua sua exaustiva pesquisa por evidências que provem a inocência de Mary Margaret no assassinato da mulher de David, Kathryn. Enquanto isso, na terra dos contos de fada e antes do mal dominar sua alma, Regina deve escolher entre trair sua mãe Cora (Barbara Hershey) e casar-se com o seu verdadeiro amor ou ficar noiva de um membro da realeza e viver uma vida suntuosa – mas sem amor; e o acontecimento que causou o ódio da Rainha Má pela Branca de Neve será revelado.

s01e19 The Return – O Sr. Gold procura saber a verdadeira identidade de August; Emma confronta com Regina sobre seu envolvimento no desaparecimento de Katheryn; e David tenta se desculpar e se reconciliar com Mary Margaret. Enquanto isso na terra dos contos de fadas, Rumplestiltskin concorda cumprir em fazer o que for possível para o seu filho encontrar um caminho seguro para que ele desista de seus poderes e volte a ser um pai amoroso como ele costumava ser. Uma das minhas curiosidades era saber o destino do filho de Rumple, respondido aqui de maneira acertada, foi legal, na verdade esse é o verdadeiro segredo do sucesso da série, pequenas decisões de como encaixar os personagens e suas tramas na mitologia da série, uma pena que isto venha no pacote de uma serie nem sempre boa.

s01e20 The Strnager – August explica a Emma como derrotar Regina e conseguir a guarda de Henry. Enquanto isso, Regina arquiteta um plano para seduzir David, uma vez que Mary Margaret está de volta ao trabalho. No mundo dos contos de fadas, um plano para salvar a vida da filha de Branca de Neve e do Príncipe Encantado é armado e se desenrola com a ajuda de Gepeto, que busca também a salvação do próprio filho. Tirando a subtrama de Regina e David completamente dispensável, foi um bom episódio e a reta final promete, até porque pode-se perceber que a temporada foi pensada como um todo, devido ao excesso de detalhes que começam a encaixar agora.

s01e21/22 An Apple Red as Blood/A Land without a Magic Season Finale – não sei se foi uma season finale dupla, estou olhando a temporada na summer season 2012, mas estes dois episódio se combinam quando o primeiro introduz a trama que será resolvida no seguinte. Henry pede a Emma que fique em Storybrooke e continue sua missão para salvar os moradores dos contos de fadas. Regina elabora um plano que possa eliminar Emma para sempre. Enquanto isso na terra dos contos de fada, Branca de Neve pede ajuda a seus companheiros Anões para atacar a Rainha Má e salvar o Príncipe Encantado. No segundo, Regina e Emma compartilham uma causa comum quando tentam encontrar uma cura para Henry. Enquanto isso, no mundo de conto de fadas, James tenta escapar do calabouço da rainha e salvar Branca de Neve. Sem sombra de dúvidas, uma das melhores season finales da temporada, soube unir os pontos das tramas no mundo dos contos com as personalidades dos mesmos na narrativa atual, de maneira orgânica e natural, com o adendo de abrir um leque de opções para a 2ª temporada bastante interessante e instigante. Valeu a pena recuperar a série que melhora visivelmente a partir do 1ª episódio. Uma pena a parte dos efeitos visuais ainda ficar devendo bastante dentro da narrativa!

STATUS: RENOVADA PARA 2ª TEMPORADA (set/12).

3 Respostas to “Once Upon a Time – 1ª temporada (FINALIZADA)”

  1. LKI Says:

    Fracasso??? Essa série é boa demais não consigo parar de assistir, e já estou torcendo anciosamente para que tenha a segunda temporada e sei que não sou a única…

  2. Paulo Jr Says:

    @LKI, com certeza a série é um dos grandes sucessos da temporada entre as série novatas, no entanto, para mim não funcionou num primeiro momento. Possivelmente, com os finais de temporada agora em maio, vou voltar a acompanhar para ver os rumos que a série tomou, se me agradarem retomo a 2ª temporada junto com vc e os já fãs da série! Abs, Paulo Jr.

  3. Nayara Says:

    Estou ansiosa!!#loveonceuponatime

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: