The Sopranos – 6ª temporada (FINALIZADA)

s06e01 Members Only – aproveitando o hiato de final de ano, chegou a hora de terminar a melhor série já produzida, independente do gosto pessoal (como eu, que sempre fui fã de policiais/suspense), a qualidade de texto e técnica da série está muito acima do que é produzido atualmente, por isto estou “saboreando” cada episódio, o bom é que esta temporada é maior, quase do tamanho de uma série de tevê aberta. No retorno, se passaram mais de um ano desde os eventos da season finale anterior, Tony está em casa com Carmela, envolvida na construção de casas, alguma coisas mudaram como o FBI que perdeu seu informante (cena hilária), mas o mais importante com certeza foi o arco do funcionário da máfia que queria sair e recebeu um não de Tony e acabou dando fim a própria vida, cena angustiante, não lembro de ter visto um suícidio tão bem encenado como neste episódio; já Uncle Junior está cada vez mais senil, e acaba atirando em Tony por engano ao confundí-lo com um antigo adversário. Mais um episódio já clássico da série!

s06e02 Join the Club – toda a família Soprano se envolve com ony que está em estado grave no hospital devido ao disparo de Uncle Junior, com isto temos o velho truque (que se bem aproveitado sempre rende!) de Tony vivendo uma alucinação uma vida paralela em sua cidade. Tenho a impressão que o grupo de Tony rapidamente vai rachar, e Edie Falco mais uma vez dá um show de interpretação com Carmela no hospital tentando segurar as pontas. Excelente trabalho de direção.

s06e03 Mayham – não imaginaria que aquele clima entre os membros da máfia levassem o capitão provisório, Silvio, a ter crise de asma, mas aqueles velhos são muito mesquinhos com o dinheiro, nem conseguindo respeitar Carmela, que teve um súbito olhar verdadeiro da situação, mesmo após Tony voltar do coma, o que ainda é uma incógnita em quais condições ele volta após suas alucinações, com direito a participação do primo Tony B;

s06e04 The Fleshy Part of Thigh – Tony vai para casa e retorna para os negócios, talvez com um novo estado de espírito. Já Paulie recebe uma informação chocante sobre sua mãe, além disso, o filho de um antigo participante da máfia se mete numa enrascada ao tentar vender o negócio da família.

s06e05 Mr. & Mrs. John Sacrimoni Request – a temporada vem investindo forte em mostrar as fraquezas de seus personagens, claro que os participantes da famiglia! Tony retoma seu posto e observa que vem sendo contestado rotineiramente, Vito mostra uma intranquilidade durante todo episódio até o observamos num bar gay, Johnny recebe permissão de sair da cadeia para ir no casamento da filha. Além de todos estes plots, a adição de personagens “arabes” em negócios com Christopher me parece que deve render algo maior do que um pano de fundo!

s06e06 Live Free or Die – episódio centrado nas consequências sobre a descoberta de que Vito é gay, tanto que este foge indo parar numa pequena cidade, todos cobram um atitude de Tony que meio que põe panos quentes na situação, afinal Vito é seu melhor “funcionário”;

s06e07 Luxury Lounge – Chris se encanta com o mundo hollywoodiano, principalmente dos mimos para os atores, ao conhecer Sir Ben Kingsley e oferecer o papel principal em seu filme, além de Ben vemos Laurem Bacall, enquanto isto, Tony precisa lhe dar com a teimosia de Artie passando por maus bocados em seu restaurante;

s06e08 Johnny’s Cake – a temporada anda tão boa, a cada episódio vemos os sempre coadjuvantes ganharem storylines próprias, independente de Tony, ou até mesmo no caso de Vito que ganhou um verdadeiro arco dramático refugiado em New Hampshire, com direito até mesmo de interação com morador local, nunca imaginaria isto na série! Outro personagem que ganhou notoriedade no episódio foi Anthony Jr. e sua falta de perspectiva de futuro e, novamente, com crises de sindrome de pânico, o legado de Tony pelo jeito virou genético;

s06e09 The Ride – Paulie precisa se acertar com o padre para realizar a feira de San Gennaro, claro que muitas coisas acontecem durante o evento, porém o que mais está preocupando o personagem é um resultado de exame de biópsia; já Chris casa com sua namorada, e ainda suspeita que será pai, contudo não consegue segurar a vontade de voltar a beber e se drogar, pelo jeito, será mais uma derrocada do personagem!

s06e10 Moe n’ Joe –quando Vito parece assumir sua nova vida, inclusive junto à comunidade, ele começa a pegar no pesado do trabalho e descobre que senti falta da boa vida e status que possuia em New Jersey; já Tony revela dra. Melfi sobre sua conflituosa relaçao com sua irmã, Janice, inclusive como ele acaba prejudicando seu marido.

s06e11 Cold Stones – excelente episódio que contou com o desfecho do arco de Vito, envolvido pela pressão da família, trabalho e companheiros, no caso, Phil, seu cunhado; já Tony enfrenta uma difícil situação com a frustrada vidinha fácil de AJ, logo dá um jeito de colocá-lo na linha!

s06e12 Kaisha – o embate entre Tony e Phil toma proporções que a qualquer momento pode estourar para um dos lados, e isto pressente-se durante todo episódio, em determinado momento achei que Chris seria a possível vítima. Falando no Chris ele começa a se envolver com Julianna, a corretora de imóveis de Tony, e AJ conhece uma mulher mais velha em seu emprego, mãe solteira, que logo conquista seu coração. Episódio natalino.

s06e13 Soprano Home Movies – reinício da sexta temporada da série, já estamos em 2007, logo no início Tony é preso por porte de arma com munição de ponta oca, no caso, uma arma atirada por ele no dia que prenderam Johnny e um garoto ficou com ela, e quando preso identificou Tony. Ele logo é solto e aproveita seu aniversário para passar uns dias com Jane e Bob numa casa à beira do lago. Claro que os ânimos vira-e-mexe se alteram até que Bob e Tony começam a brigar (Tony fazendo piadas grosseiras com Jane), claro que Bob se arrepende por ser funcionário de Tony, mas Tony não deixa barato e manda Bob cumprir uma missão inédita para ele, matar uma pessoa!

s06e14 Stage 5 – processo de morte de John no hospital afeta seu grupo na máfia, e o reaproxima de Tony, além disso, temos a estréia do filme de terror de Chris e seu amigos hollywoodianos.

s06e15 Remember When – Tony e Paulie saem em uma viagem, onde relebram até mesmo seu parceiro delator, Pussy, enquanto isto, o lugar de John em seu grupo é disputado. Vemos aidna Uncle Jr. meio que começando uma jogatina na clínica onde está internado.

s06e16 Chasing It – AJ precisa lhe dar com o rompimento de sua namorada e Tony tem problemas com um antigo conhecido, para o qual está devendo um grande dinheiro a anos, pelo jeito.

s06e17 Walk Like a Man – Chris e Paulie entram numa disputa por espaço bem radical. Já AJ está em depressão com a falta de perspectiva após o rompimento com Blanca.

s06e18 Kennedy and Heidi – num retorno de NY, Chris e TOny sofrem um acidente de carro que acaba por matar Chris, isto causa diversas reações em Tony, como até mesmo alívio. Já AJ continua em depressão tentando arranjar uma nova turma.

s06e19 The Second Coming – excelente episódio que retrata a tentativa de suicidio de AJ, fundo do poço da depressão, marcando toda a família, uma sequência dramática, dificil não se emocionar, legal como deram espaço para AJ nesta reta final da temporada. A rixa entre Phil e Tony está agora declarada!

s06e20 The Blue Comet – começa uma caçada de turma de Phil aos gerentes de Tony e até ele mesmo, assim se vê obrigado a se esconder e proteger seus familiares. Episódio tenso e despedidas de Bobby e Silvio!

s06e21 Made in America Series Finalegrande finale da série, irretocavel, adorei as escolhas do roteiro e da direção, inclusive pela emblemática sequência final. De acontecimentos, temos uma tentativa de acordo de paz entre os grupos de TOny e Phil, claro que Phil está desaparecido e a sua cabeça ficará a prêmio. Melhor série ever!!! simples assim.

Uma resposta to “The Sopranos – 6ª temporada (FINALIZADA)”

  1. Anônimo Says:

    Muito boa sua análise. Parabéns, não lembro de ter visto uma análise tão boa quanto essa!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: