(fdp) – 1ª temporada (FINALIZADA)

A história narra a vida de um árbitro de futebol. Juarez Gomes da Silva (Eucir de Souza) tem um grande sonho: apitar um jogo da Copa do Mundo. Enquanto seu sonho não se realiza, ele segue com sua carreira atuando em jogos menores. Nesta primeira temporada, composta por treze episódios, ele terá a grande responsabilidade de apitar na taça Libertadores da América. Mas, embora sua carreira esteja caminhando conforme o planejado, sua vida pessoal faz o trajeto oposto.

Constantemente se fazendo de vítima, Juarez passa pelo fim de seu casamento com Manuela (Cynthia Falabella), uma bióloga marinha com quem tem um filho, Vini (Vitor Moretti), um pré-adolescente.

Enquanto tenta se reequilibrar financeiramente após a separação, Juarez volta a morar com a mãe Rosali (Maria Cecília Audi), guarda de trânsito aposentada, viúva de pavio curto e hipocondríaca, que mantém um relacionamento com Guzmán (Adrian Verdaguer), um argentino que fala portunhol.

s01e01 Juiz x Juiz – em sua premiere, a série nacional consegue criar e desenvolver um plot envolvendo a paixão nacional de maneira qualificada e esperta, os bandeirinhas de Juarez são divertidos e têm boas tiradas, assim como a pressão fora do campo de futebol foi bastante esperta. Gostei do elenco, sendo que somente conhecia Cynthia Falabella (irmã de Nina de Avenida Brasil, a atriz Debora Falabella), com interpretações naturais e espontâneas, mérito também do roteiro e direção de elenco; somente as partidas de futebol ainda não empolgam na dramaturgia.

s01e02 A Mãe – como sempre dá para piorar, além de ter se separado, saído de casa e perdido a guarda do filho, ainda Juarez teve que voltar para a casa da mãe, devido aos custos do processo, não conseguindo mais pagar seu flat. Assim tivemos todas aquelas humilhações de um adulto voltando para a casa da mamãe, e pior, descobrindo que a mesma tem um namorado argentino, torcedor de um time do próximo jogo que Juarez irá apitar! Continua muito boa!

s01e03 Entre a Chuteira e a Sapatilha – Juarez se vê numa saia justa ao descobrir que seu parceiro de arbitragem é gay e seu filho lhe pediu de presente de aniversário um par de sapatilhas.

s01e04 O Time do Juiz –  ao assumir num programa de rádio que seu time de coração é o pequeno Juventus, logo em seguida, Juarez é indicado para apitar o jogo que decidirá qual clube cairá para a 2ª divisão, entre Juventus e um outro clube; pressionado decide dar um jeito de não apitar o jogo mas o arrependimento será maior!

s01e05 Bandeirinha Gostosa – dando continuidade aos eventos do episódio passado, o bandeirinha gay da equipe de Juarez é afastado após o péssimo jogo passado, assim para o jogo da Libertadores temos a chegada de uma bandeirinha linda e insinuante. Além disso, Juarez precisa lhe dar com uma medida cautelar de sua esposa para afastá-lo de seu filho. Melhor cena: a mãe de Juarez achando que ao fazer as malas ele estava indo embora de sua casa, hilário!

s01e06 Efeitos Colaterais – Juarez têm problemas com teste de corrida para os árbitros, assim é afastado por uma semana; Carvalhosa convida Juarez para dividir a casa, o que é um alívio para sua mãe, já Manuela é demitida do Aquário.

s01e07 Nu com a Mão no Bolso – Juarez recebe um convite para apitar um jogo entre modelos da Playboy (participação de Isadora Ribeiro), no entanto, sua namoradinha fica com ciúme e acaba indo participar no jogo como bandeirinha junto com Carvalhosa; para surpresa de Juarez ela recebe convite da Playboy; Manuela começa apresentar sinais de que ainda gosta de Juarez.

s01e08 O Videotape é Burro, o Ponto é uma Besta – pressionado pelo Diretor de arbitragem para não falhar no jogo da Libertadores, Juarez acaba apelando para uso de ponto através de sua namoradinha que está comentando arbitragem, mas obviamente que a coisa sai errado e Juarez acaba sendo suspenso e ainda perde a namorada.

s01e09 Cartão Amarelo – Juarez passa o episódio todo atrás do diretor de arbitragem para tentar reverter sua punição, enquanto isso, tenta se aproximar de Manu, lógico que quando marca uma reunião com ele surge um compromisso com Vini para deixá-lo em dúvida. Achei bem deslocado a storyline da mãe de Juarez.

s01e10 Aqui se Faz, Aqui se Paga – quando parece se aproximar cada vez mais de Manu, ajudando-a com o filho, vemos que uma simples quebra de carro pode se transformar num calvário para um juiz perseguido por populares; já Manu reflete sobre seu relacionamento com o advogado devido a suas suspeitas etrato com Vini.

s01e11 Homem não Trai Homem – quando está cada vez mais próximo de Manu, reatando seu casamento, Juarez vê a oportunidade de se aproximar do dirtor de arbitragem que lhe havia afastado, através da bandeirinha, sua ex, agora amante do diretor, muito boa a crítica a subcelebridades! Muito bom.

s01e12 Mala Branca, Mala Preta – quando chega a capital da Argentina para apitar o jogo da final, vemos como funciona a famosa lenda da “mala branca e mala preta”, suborno de juíz e presentinhos, etc. Tanto isso que até Manu e Vinni chegam “patrocinados” na Argentina.

s01e13 A Final, a Final Season Finaleclaro que a final da temporada iria ser centrada na final do Libertadores, com a participação do seu desafato, o arbitro elogiado naquele programa a la Milton Neves, acaba sendo bandeirinha da partida, ainda deixando Juarez na mão em alguns momentos. Legal a questão de pressão do time da casa junto aos responsáveis pelo jogo. (fdp) foi uma boa série que conseguiu abordar de maneira cômica o universo do futebol sob a perspectiva de um arbitro, com o desenvolvimento do personagem principalmente, bons argumentos, sacadas e elenco regular, com óbvio destaque para o ator que faz Juarez! Merece uma 2ª temporada!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: