Fringe – 5ª temporada (FINALIZADA)

s05e01 Transilience Thought Unifier Model-11este novo reínicio de Fringe, depois dos eventos de um episódio isolado na temporada passada, saltando para 2036 mostra como os roteiristas da série são corajosos e competentes. Mudamos completamento o foco sci-fi da série para abrir um arco, da temporada final, envolvendo questões primordias da mitologia da série, trazendo os Observadores para os papeis de protagonistas (ou melhor, antagonistas). Porém, mesmo mudando o foco da narrativa, todo a excelência em mesclar situações dramáticas/aventura/diálogos bem humorados com cenas de puro apego amoroso e familiar continuam presente. Tem como não encher os olhos de água em momentos de reencontro da família Peter/Olívia/Etta/Walter? Lamento por uma série como Fringe terminar (mais uma vez ficaremos órfãos de ficção científica na televisão?), porém, acho que não há melhor estratégia para um fã do que seus criadores planejarem um final para uma série tão excepcional como esta! Mais uma vez palmas para John Noble (mais uma vez)!!

s05e02 In Absentia – como Walter não lembra do plano para barrar os Observadores, criado por ele e por September, a equipe deve retornar ao laboratório em Stanford, agora zona inimiga, para encontrar uma gravação que Walter lembra ter feito, no entanto, acabam encontrando um humano que trabalha para os Observadores; com esse último plot, vemos que a criação e as decisões de Etta são muito diferentes do que Olivia e Peter pensam, principalmente, Olivia. Excelente episódio, apesar de morno em ações,  que se propoem a retratar eventos passados, ou criar um senso comum nos espectadores, sem necessariamente recorrer à flashbacks!

s05e03 The Recordist – enquanto tentam descobrir as pistas nas fitas VHS, a equipe vai a um local ermo atrás de algo que Walter achava importante, acabam encontrando um povo que vive isolado perto de uma mina de pedras vermelhas que lhe causam problemas de saúde. Assim, vemos diversas notícias do passado e temos uma relação de pai e filho metáfora dentro do episódio.

s05e04 The Bullet That Saved The World – quando ainda me incomodava, pouco, com essa “caça as peças”, noto como o roteiro de Fringe consegue mexer com o espectador, em menos de 5 episódios, temos Etta surgindo, cativando e mostrando suas contradições em relação à Olívia e Peter, para num segundo momento, o roteiro nos aprontar essa, choque total (apesar que não duvido que a jovem ainda esteja viva). No entanto, cada vez mais me surpreendo com as maldades dos Observadores. Sem comentar que o grande achado do episódio foi o depósito Fringe escondido por Walter, uma viagem à mitologia da série que está se despedindo.

s05e05 An Origin Story – com a suposta perda de Etta, vemos que Olivia está num estado de luto, naquele famoso momento de aceitação, já Peter, que sempre pareceu mais ligado à guria, surge como um vingador, utilizando de todo seu ódio para acabar com os Observadores e, no episódio, o transporte de maquina do futuro, utilizando uma lógica física exposta por Walter. No entanto, quando nem tudo corre como esperado, vemos Peter tomar uma decisão radical, matar um Observador e implantar a tecnologia que o mesmo carrega em si, o que diabos vai acontecer agora? Será que esse sempre foi o temor do Observadores com Peter no nosso tempo?

s05e06 Through the Looking Glass and What Walter Found – que episódio bom, Fringe abraça o que tem de melhor, vertentes sci-fi, universos paralelos tempo/espaço, trouxe de volta o garoto careca/observador lá da 1ª temporada, Peter começando a mostrar seus poderes com Wardick observando de longe (aquilo foi um sorriso ou não?), Walter mandando no episódio e um diálogo entre Walter e Peter ao final de balançar qualquer fã! Não preciso dizer mais nada, tudo isso aconteceu quando Walter achou mais uma fita lhe indicando procurar num prédio, num plano paralelo, sua nova pista, que inclui o tão fadado Donald que ainda não mostrou o rosto, quem será? Deve ser alguém com alguma implicação na série para manterem esse suspense! Faltam 7!

s05e07 Five-Twenty-Ten – finalmente ressuscitaram Nina, que ainda não havia aparecido nessa temporada, num episódio bastante emocional e nostálgico, voltamos a ver a relação de Walter/Bell/Nina, lá no passado, desde então sabemos tb que Bell traiu Walter novamente, mas guardou os cilindros, já mostrados num episódio passado, onde indicara; além disso, começamos a ver as primeiras ações de Peter Observador, tentando minar alguns Obsevadores mais próximos de Windmark. A identidade de Peter e Walter parece ser o grande trunfo desta reta final que, continua achando tempo para resgatar diversas referências dentro da mitologia da série. Uma temporada para os fãs!

s05e08 The Human Kind – na reta final a série consegue discutir a fé através da storyline de Olivia, desiludida quando vê que Peter está cada vez mais afastado dela (com direito a uma personagem muito bacana, em participação). Já Peter enfrenta Windmark com seus novos poderes. Mais um episódio muito bom, dramático e dinâmico na medida correta.

s05e09 Black Blotter – bastante corajosa a atitude dos roteiristas que faltando poucos episódios para encerrar a série ainda encontram tempo para focar em Walter de uma maneira, no mínimo, diferente. Quando Walter faz uso de ácido, fica o episódio todo chapado, servindo inclusive para achar o garoto Observador, através do rádio encontrado em outro plano num episódio anterior, vemos como o personagem tem uma verdadeira disputa sobre sua personalidade, personificada em personagens importantes para ele e uma “fada verde”. Novamente, muito bom!

s05e10 Anomaly XB-6783746 – Peter, Olivia, Astrid e Walter pedem a ajuda de Nina Sharp na tentativa de encontrar a resposta para derrotar os Observadores. Muito bom!

s05e11 The Boy Must Live – Walter entra no tanque de privação (sim, aquele usado desde a primeira temporada) na esperança de descobrir informações sobre Donald após o toque do Observador mirim, assim ao reencontrarmos September, numa cena emotiva, descobrimos toda a origem sobre os Observadores (inteligência vs. emoção) e o qual o papel do Observador mirim no plano de September e Walter; já Windmark embarca para o futuro procurando informações sobre a anomalia e, tambem, começa a apresentar alguns tipos de emoções humanas (como raiva, interessante). Não posso deixar de mencionar a tocante cena de Walter e Peter, e o roteiro fazendo um paralelo da emoção de September com o Observador Mirim, ao assumir sua “paternidade”. Coisas de Fringe! Excelente.

s05e12/13 Liberty/An Enemy of Fate Series Finale – o que dizer sobre a melhor série sci-fi desta última década, Fringe nasceu como um mix de Arquivo X com toques de ciência, no entanto, sempre enfrentando problemas de audiência (eterno problema de séries sci-fi), conseguiu chegar ao 5º ano/ 100º episódio, nas últimas temporadas já vislumbrava a importância do fator paternidade dentro da mitologia da série, inclusive, sendo o evento catalisador da trama como um todo, porém, nada me preparava para a “onda” de emoções e referências à mitologia neste episódio duplo. No primeiro, vimos como Olivia tenta resgatar Michael preso pelos Observadores, com isto,  ganhamos um momento para revisitar o Lado B e nos despedirmos da melhor storyline da série (na 3ª temporada), já no derradeiro episódio, vemos o momento de despedida entre alguns personagens, descobrimos todo quebra-cabeça dos Observadores e, como os roteiristas gostam muito dos fãs, ainda temos inúmeras referências a uma dezena de episódios de outras temporadas, desde os vermes/bichos dos casos da semana até uma pequena referência ao melhor episódio da série, White Tulip. Nâo vou me ater a análises sobre paradoxo do tempo e definições físicas possíveis e impossíveis, porque o texto de Fringe sempe conseguiu ser maior que isto! Vai deixar muitas saudades.

STATUS: FINALIZADA.

Anúncios

Uma resposta to “Fringe – 5ª temporada (FINALIZADA)”

  1. marcos Says:

    ja estamos triste amamos essa serie que raiva queria muito mais to saudade da olivia ja hummmmmmmmmm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: