Les Revenants (Canal Plus) – 1ª temporada (FINALIZADA)

LesRCartaz2-620x451Série de Fabrice Gobert que adapta o filme de Robin Campillo, lançado em 2004. Divulgada pela imprensa como uma Twin Peaks francesa, a série segue a linha de Incidente em Antares, de Érico Veríssimo, ao apresentar a história de uma cidade do interior que vê seus mortos voltarem à vida.

Em uma pequena cidade rodeada por montanhas, os mortos saem de seus túmulos e começam a vagar pela região. Não apenas os seres humanos mas também os animais. A última lembrança que eles têm é do momento anterior às suas respectivas mortes. Alguns faleceram há pouco tempo, outros há anos. Agora eles buscam se reintegrar à sociedade que não compreende a razão pela qual esse fenômeno ocorre, aparentemente, apenas nessa cidade.

Entre os personagens do filme original, apenas a família Séguret foi resgatada, os demais foram criados especialmente para a série. Segundo o autor em entrevistas, ele inspirou-se em passagens da Bíblia para compor situações e seus personagens, sendo que Adèle e Simon representam o mito de Orfeu e Eurídice. O autor também foi buscar referências no filme O Iluminado, de Stanley Kubrick, e nas produções de George Romero sobre mortos-vivos.

s01e01 Camille –

s01e02 Simon –

s01e03 Julie – agora notei que não venho comentando aqui cada episódio, é difícil porque a trama é muito intrincada, pouca coisa foi revelada, ainda estamos com os “mortos” de adequando a nova realidade sem que os seus familiares/amigos tenham muito o que fazer. Julie é a jovem que foi atacada pelo serial killer e está dando moradia para Victor, a jovem criança que parece um tipo de anjo da morte! Já Simon se aproxima de Adele que acha que o ex-noivo é coisa de sua cabeça, seu atual marido já sabe que não, e Camille começa a se apresentar como prima de sua irmã, Lena, para poder sair na rua. Continua muito, muito bom!

s01e04 Victor – Enquanto a cicatriz de Lena cresce, Camille se diverte, tentando resgatar sua juventude com o antigo namoradinho. Lena está convencida de que Camille é a culpada e a entrega para seus amigos. Julie não é mais capaz de esconder a existência de Victor, mas quando a polícia o leva, Julie fica com uma grande dúvida. Impressionante a capacidade dos roteiristas em manterem a tensão, não consigo prever o que ocorrerá em seguida, nem mesmo adivinhar o mistério da série.

s01e05 Toni – um pouco mais centrado no personagem Toni, o serial killer, o episódio trouxe uma das mais belas sequências mostradas até aqui, os animais afogados na barregem, além disso, vemos que Victor retorna para Julie e Lena ainda está desaparecida.

s01e06 Lucy – focado em Lucy, a garçonete/médium (através do sexo, é isto?), vemos como ela chegou na cidade e sua atitude pós “ressuscitar” no Hospital, enquanto isto, Camille descobre que pode ajudar os pais que perderam os filhos no acidente de ônibus, claro que o desfecho do episódio foi fantástico; além disso, vemos que Lena se envolve com Toni e acaba por descobrir algo estranho na mata. Nossa são tantos mistérios bacanas e personagens tão imprevisiveis que estou com altas expectativas no desfecho.

s01e07/08 Adele/La Horde Season Finale – claro que não me aguentei e tive que conferir os dois ultimos episódios da temporada juntos, minha intenção aqui nem é comentar sobre o andamento da trama, que continuou misterioso mas, no ultimo episodio, abraçou o sobrenatural quando vemos que tem muito mais pessoas que voltaram da morte do que a meia dúzia de personagens que conhecíamos, envolvendo um evento na década de 50, bastante interessante até porque teve um link com a atualidade. Claro que respostas claras e diretas não tivemos, porém, confesso que a viagem que a trama da série propôs me fez “embarcar de cabeça”, sendo que considero a melhor série do ano (até aqui).

STATUS: AINDA EM ABERTO (ABR/13).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: