The Fall (BBC2) – 1ª temporada (FINALIZADA)

thefallEstrelada por Gillian Anderson, eterna musa dos série maníacos em virtude de protagonizar uma das séries mais influentes de todos os tempos, X-Files ou Arquivo X, The Fall é uma minissérie em cinco episódios escrita por Allan Cubitt (Prime Suspect). Na verdade, a série foi criado como minissérie, no entanto, devido ao sucesso dos episódios iniciais já foi renovada para uma 2ª temporada, sendo assim, esta agora se denomina 1ª temporada, por isto dela entrar na minha watchlist aqui do blog. Ainda, não há rumores sobre personagens e situações para a 2ª temporada.

Anunciada como um thriller psicológico, a história apresenta um assassino em série que aterroriza a região de Belfast. Após 28 dias sem conseguir identificar e prender o criminoso, a polícia pede ajuda à detetive Stella Gibson (Anderson), que assume o comando das investigações. A história é narrada pelo ponto de vista da polícia, do criminoso e das famílias das vítimas.

s01e01 Dark Descent – Quando um assassinato em Belfast não foi solucionado depois de 28 dias, a detetive superintendente Stella Gibson é chamada para analisar o caso. Num primeiro momento, poderíamos pensar tratar-se de uma série policial, o que não deixa de ser verdade numa primeira impressão, porém, aos poucos, dá para notar que a narrativa da série se fragmenta de maneira a ilustrar diferentes pontos narrativos dos personagens envolvidos na trama, temos a chegada da detetive Stella, sob desaprovação dos colegas, a pressão da chefia em resolver o caso, a abordagem de policiais patrulheiros numa possível futura vítima e o “modus operandi” do psicopata da trama. Vale uma conferida pela abordagem mais pé no chão do gênero!

s01e02 Darkness Visible – abordando os bastidores políticos de um acusado, com padrinho, vemos que Stella pode ganhar maiores poderes na investigação ao surgir uma nova vítima, a mostrada no episódio anterior, que aqui tem seu corpo encontrado pela irmã. Assim, temos a chegada de Kalinda (de The Good Wife) como médica legista para auxiliar Stella na investigação; o affair de Stella, um outro detetive, continua investigando um caso de tiroteio envolvendo drogas, no entanto, acaba sendo assassinado em frente a sua casa. A série começa a expandir suas situações e personagens, de maneira adequada e acertada, me conquistou de vez!

s01e03 Insolence & Wine – Enquanto Gibson assume o controle da caçada do assassino em série de mulheres em Belfast, inclusive frente à mídia, Spector busca sua próxima vítima. Episódio bastante intenso não de ação, não houve novas mortes, porém, o roteiro se preocupou em aprofundar melhor Gibson, adorei sua conversa com o detetive responsável pela investigação da morte do detetive, e Spector, ver seu trabalho e sua obsessão pela rotina da vítima, a sequência dentro da casa é intensa!

s01e04 My Adventurous Song – A investigação de Eastwood do assassinato de Olson revela certas verdades sobre Burns, com uma sequência bastante intensa, mostrando quão tão competente é a detetive Gibson, esta acaba descobrindo uma possível primeira vítima do serial killer. Spector é exposto de uma maneira inesperada.

s01e05 The Vast Abyss – O cerco fecha sobre Spector, após a falha tentativa em vitimar uma nova mulher, isto faz com ele chegue a polícia para dar um depoimento e confessar a mulher sobre seu comportamento, no caso, revela ter tido uma amante para justificar suas saídas noturnas. Assim, ele arranja um jeito de entrar em contato com Gibson e faz uma confissão dramática para ela.

Desde a renovação da temporada de The Fall, fiquei me indagando como a série terminaria o arco de Spector, óbvio que não me surpreendi com o desfecho, que não deixa de ser decepcionante, pela falta de um final propriamente dito, porém a maior falha desta 1ª temporada foi a subtrama da polícia corrupta que iniciou com a morte do detetive e depois sumiu, com pouco ou nenhum destaque para o ex-chefe/amante de Gibson. Gillian Anderson brilhou na série com sua personagem sensual, fria, devoradora de homens e bastante perspicaz em sua investigação. Tomara que em seu retorno os roteiristas consigam aprofundar a situação da cidade, bastante ilustrada, mas pouco trabalhada.

STATUS: RENOVADA PARA A 2ª TEMPORADA (2014).

2 Respostas to “The Fall (BBC2) – 1ª temporada (FINALIZADA)”

  1. aline simoes Says:

    A Gillian esta fantastica nesta série, uma atriz de talendo. Como se relevou em Arquivo X. A série é mto interessante em varios aspectos, corrupção, prostituiçao, violencia, sexo…por ter uma forma de expressão europeia. Já que estamos acostumados ao estilo americano de TV…gostaria que houvesse mais uma temporada. Nota 10!

  2. Paulo Jr Says:

    Olá Aline! The Fall já possui uma 2ª temporada lançada agora em novembro de 2014, disponível em breve no Netflix e em meios “alternativos” de download com ótimas legendas, se necessário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: