The Walking Dead – 3ª temporada (AMC) (FINALIZADA)

s03e01 Seed – O mundo está cada vez mais perigoso e a gravidez de Lori está avançando. Rick descobre um lugar potencialmente seguro. Mas, primeiro, ele terá que garantir que as instalações são seguras, e para isso, precisa levar o grupo ao seu limite. Gostei do retorno de TWD, principalmente, pela mudança geográfica e temporal, fazia muito tempo que cobrava que o tempo da série passasse mais rápido, desde o desfecho da temporada anterior, passaram-se meses (ou o inverno como diz certo personagem durante o episódio), assim o grupo capitaneado por Rick vive como um grupo errante, de casa em casa, atrás de alimento e segurança contra os zumbis que, pelo menos, nesse episódio parecem estar em todo lugar e em número maior. Assim, temos a gravidez de Lori próxima do fim, alguns personagens menos dramáticos e, nesse episódio, menos blá-blá-blá e mais ação física. Muito bom o ambiente da prisão, achei genial a recriação dos zumbis locais, principalmente, da tropa de choque, me surpreendeu! Como porém, acho que Michonne e Andrea ficaram meio de lado na narrativa do episódio.

s03e02 Sick – impressionante episódio, ainda melhor que o anterior, parece que os roteiristas conseguiram imprimir uma dinâmica completamente diferente das temporadas anteriores, mesmo agilizando os fatos, como por exemplo, a descoberta de presos dentro do presídio, o roteiro consegue aprofundar os personagens, como retratar um Rick completamente diferente do que vimos meses atrás, tanto no que se refere a liderança do pessoal quanto no seu lhe dar com Lori. Tensa a sequência envolvendo Hershel.

s03e03 Walk with Me – dando uma parada total na narrativa de Rick e seu grupo, nesse começamos a acompanhar por onde andam Michonne e Andrea, mesmo não descobrindo nada sobre a primeira, para em seguida sermos apresentados a figura já iconônica dentro dos HQ da série, O Governador. Representado na forte figura de David Morissey, conhecido de fãs de séries e filmes ingleses, o personagem já nasce mostrando um caráter ambíguo e misterioso, parece que será um oponente forte ao Rick. Além disso, reencontramos Merle e um cientista “maluco”!

s03e04 Killer Within – parabéns para os roteiristas da série e, especialmente, desse episódios! Conseguiram fazer um episódio emocionante e cheio de tensão eliminando dois personagens muito fracos/ruins, personagens bastante questionados desde o início da série,  e mesmo assim transformando-os em grande choque dramático dentro da série, excepcional. Cada vez mais gosto desta nova fase de Carl, como único senão, Andrea tá querendo ocupar o posto de “personagem-mala” da temporada. Desta vez,  a storyline do Governador perdeu feio para o pessoal da prisão!

s03e05 Say the Word – Rick luta para superar outra perda. Michonne está desconfiada do Governador.

s03e06 Hounded – na introdução do episódio, me peguei pensando sobre o telefoname de Rick e, logo imaginei, se não seria ilusão sua, dito e feito, os roteiristas conseguiram tratar de maneira bastante dramática este luto do personagem, tornou mais humano! Já Merle mostra quão FDP é, ao sair em busca de Michonne e matar parceiros seus, além disso, ainda encontra Glenn e Maggie que haviam saído do presídio para buscar mantimentos, porém, isto já trouxe um aspecto bom, a aproximação de Michonne do grupo de Rick. E claro, Carol estava viva, imaginei que os roteiristas não iriam deixar uma personagem inicial morrer de um jeito tão misterioso e abstrato, quando observamos que eles tentam adicionar contextos dramáticos e importantes para a morte de todos. Mais um ótimo episódio!

s03e07 When the Dead Come Knockingmais um impressionante episódio, dessa vez, longe dos perigos dos errantes, tivemos o lado mais cruel do ser humano; Glenn e Maggie sequestrados por Merle e o Governador, são torturados para falarem do paradeiro do seu grupo (inclusive, com a tensa cena do errante atacando Glenn amarrado à cadeira). Já na prisão, Rick precisa lhe dar com o jeito hostil de Michonne, mas a mesma sabe o paradeiro dos jovens sequestrados.

s03e08 Made to Suffer – enfim chegamos ao Mid Season Finale da série, que retorna somente em 10 de fevereiro, com o primeiro embate entre o grupo de Rick e do Governador, na verdade, somente uma missão de resgate mas que abalou Woodbury; mais a surpresa maior foi a presença de Michonne atacando pessoalmente o Governador, descobrindo sua coleção de cabeças e matando sua filha-zumbi, além de deixar uma marca para sempre no personagem. Ainda, descobrimos um novo grupo de sobreviventes, chegando na prisão, pelo outro lado, ajudados por Carl, parece um grupo que pode acrescentar ao grupo de Rick, além de possíveis vítimas do Governador. Ao final, um belo gancho Merle acusado de traidor pelo Governador junto a captura de seu irmão, Daryl, que não fugiu com o grupo de Rick. Temporada irretocável até aqui!

s03e09 The Suicide King – o retorno da série apostou na queda psicológica dos rivais Rick e Governador, nesse meio tempo, tivemos o batalha para resgatar Daryl e Merle, que acabam se separando do grupo de Rick, que ainda terá que lhe dar com os novos moradores do Presídio, além de visões de Lori. Já Governador precisa lhe dar com a tensão em Woodbury, com os moradores querendo ir embora, neste cenário, Andrea surge como uma liderança, qual lado estará Andrea na batalha adiante.

s03e10 Home –  O grupo está preparando seu próximo passo. Rick vai à procura de seu amigo perdido. Daryl e Merle ficam pensando se eles tomaram as decisões certas. O Governador tenta restaurar a ordem na cidade e planeja punir os responsáveis pelo caos. Vejo algumas críticas ao ritmo lento da série em algumas passagens, mas me questiono, não seria necessário para melhor desenvolvimento e até mesmo absorção dos eventos, estas passagens mais vagarosas? Como verificar o estado psicológico de Rick, Glenn e do Governador. Ao final, uma sequência genial, criativa e inteligente do Governador para, se não, aniquilar o povo do presídio, mexer com as estruturas do local, e mais um personagem se despede.

s03e11 I ain’t A Judas – tendo como única ambição mostrar o confronto/reencontro de Andrea (seu conflito interno) com o pessoal de Rick, claro que vimos alguns diálogos e conversas paralelas sobre a liderança de Rick, aceitação de Merle e inevitável guerra, esse é o primeiro episódio essencialmente filler da temporada, que até aqui estava praticamente impecável, nada de novo aconteceu e isto é muito estranho em episódios de TWD nesta temporada, estranhei bastante este roteiro. Talvez com receio de enfrentar a transmissão do Oscar, os roteiristas devem ter planejado este roteiro nulo dentro da temporada, uma pena!

s03e12 Clear – jogada inteligente dos roteiristas darem um tempo na guerra declarada entre Rick e o Governador, para resgatarem um personagem lá da primeira temporada, Morgan, ilustrando o que poderia ter acontecido com Rick e, afinal, aconteceu com Morgan quando perdeu seu filho; o personagem está bem desequilibrado, mas Rick não desiste dele fácil, enquanto isto, Carl e Michonne, que junto com Rick buscavam mantimentos e armas, vagam pela antiga cidade deles. Mesmo fugindo do arco da temporada, achei este episódio bem mais interessante e útil que o anterior, mesmo filler.

s03e13 Arrow on the Doorpost – putz! não imaginava que nessa altua da temporada, os roteiristas apostassem neste suposto “duelo psicológico” entre Rick e o Governador, puro desperdício de tempo em cena, pois era claro desde o início que nada ocorreria em virtude daquela reunião pois sabemos das intenções do Governador, logo, o máximo que serviu foi para expor o que pensa Rick que, na verdade, pelo menos, soube ler as “entrelinhas” da negociação e espera o pior; além disso, vimos daryl com o capanga do Governador e Hershel com o geniozinho do Governador trocando diálogos expositivos, já Andrea fez cara de emburrada! Filler fraco, a série não precisava disso!

s03e14 Prey – enquanto os roteiristas ainda temem em criar o conflito final da temporada, tivemos mais um episódio filler, ao Andrea descobrir as reais intenções do Governador e fugir em direção ao presídio. No entanto, ela não contava que o Governador levasse a fuga para o lado pessoal e caçasse ela durante todo o episódio, que mesmo com passagens inverossímeis, deixou tudo muito tenso! Ainda em Woodbury, vimos que alguém não concorda com os planos e métodos do Governador.

s03e15 This Sorrowful Life – Rick está em dúvida quanto à oferta do Governador, referente a entregar Michonne, claro que não precisam no penúltimo episódio da temporada enrolar tanto para fazê-lo. Daryl tenta fazer um último esforço pela permanência de Merle. A batalha final começa a se desenhar. Claro que os roteiristas tinham que dramatizar Merle num último esforço heróico, mas confesso que fiquei com pena de Daryl ao rever o irmão! Finalmente chegaremos ao último episódio, e já posso concluir que a segunda metade de temporada foi muito fraca!

s03e16 Welcome to the Tombs – primeiro lugar o roteiro foi covarde e “fugiu”, pelo menos, nesta temporada, do embate entre o Governador e Rick, tão insinuado e vendido como evento final da 3ª temporada, uma pena este tipo de decisão acaba por frustrar o fã e espectador comum da série que sente-se enganado pelos roteiristas. Dito isto, como não houve o embate, claramente faltou ação e tensão no episõdio (principalmente, se pensarmos em ser um season finale), a atitude do Governador era bastante plausível frente ao seu raciocínio, mas as sequências na Prisão poderiam ser mais tensas, não? Neste imbróglio, o assassinato cometido por Carl meio que passou em branco e mereceria uma maior atenção, assim como o arco final de Milton e Andres, a única surpresa do episódio. Mesmo sabendo que a maioria das mortes mencionadas dias atrás se concentrariam em figurantes de Woodbury, imagina que o estrago seria maior na turma de Rick, faltou coragem para finalizar o arco do Governador,  e se necessária sua continuação, poderiam ter caprichado um pouco mais nas questões pendentes.

Uma pena a temporada começou tão bem, uma das melhores séries atuais, para na resta final, após hiato, enrolarem, enrolarem para ao final nada resolverem definitivamente! Menos mal que o show-runner foi substituído, espero que as futuras mudanças sejam para melhor!

STATUS: RENOVADA PARA 4 ª TEMPORADA (SET/OUT-13).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: