Under the Dome (CBS) – 1ª temporada (FINALIZADA)

S1UTD-CartazNa trama, em um dia como outro qualquer em Chester’s Mill, no Maine, a pequena cidade é subitamente isolada do resto do mundo por um campo de força invisível. Aviões explodem quando tentam atravessá-lo e pessoas trabalhando em cidades vizinhas são separadas de suas famílias. Ninguém consegue entender o que é esta barreira, de onde ela veio e quando — ou se — ela irá desaparecer.

Os moradores de Chester’s Mill percebem que terão de lutar por sua sobrevivência. Pessoas morrem, aparelhos eletrônicos entram em pane ao se aproximar da redoma e a situação fica ainda mais grave quando a cidade se vê exposta às graves consequências ecológicas da barreira. Para piorar a situação, James “Big Jim” Rennie, político dissimulado e um dos três membros do conselho executivo da cidade, usa a redoma como um meio de dominar a cidade.

Baseada em uma das obras mais recentes do escritor considerado o mestre do suspense, Stephen King.

s01e01 Piloto – Num dia como todos os outros, os moradores de Chester’s Mill se veem isolados do resto do mundo por um campo de força invisível. A cidade já vivia seus próprios mistérios, e com a chegada de um forasteiro e a redoma, a situação se intensifica.

Primeira aposta forte do canal CBS para o Summer Season desde que acompanho séries americanas e, pelo piloto, é um projeto que pode render uma série interessante, com mistérios e personagens conflitantes, me lembrou o filme, também baseado numa história de Stephen King, O Nevoeiro. Os efeitos foram eficientes, os atores parecem bem escolhidos e os personagens, com exceção de Junior (muito over após a primeira cena), podem render bastante conflito para a temporada. Vai ser interessante acompanhar!

s01e02 The Fire – continua com uma audiência impressionante (não perdeu nem 10% da audiência do piloto), e se mostra uma série que mesmo com alguns personagens beirando o clichê, ainda não aturo Jr., consegue construir situações interessantes, como a tensão em consequência da morte do Xerife (envolvendo o vereador, o religioso e o já famosos “propano”) e criar uma sensação de que tudo pode acontecer, como na cena final. Vamos torcer para a série seguir o caminho do belo filme também baseado na obra de King, O Nevoeiro. Enquanto os residentes de Chester’s Mill se deparam com a incerteza da vida sob a redoma, o pânico aumenta quando uma casa pega fogo e percebe-se que os bombeiros estão do lado de fora da cidade.

s01e03 Manhunt – Big Jim recruta Barbie para ajudar na caçada à Paul, policial que perdeu a sanidade, com o objetivo de manter a cidade a salvo e servir de exemplo aos demais. Enquanto isso, Junior está determinado a escapar da redoma e segue rumo ao subterrâneo para ver se a redoma chega até lá. Episódio “bem” filler, onde nada de novo realmente aconteceu, somente pessoas andando de um lado para o outro, e a certeza que as convulsões têm algo a ver com um mistério maior.

s01e04 Outbreak – A população de Chester’s Mill entra em estado de pânico quando um surto de meningite atinge a comunidade, ameaçando o já escasso estoque de medicamentos, o que é o Reverendo enlouquecido. Enquanto isso, Julia continua a procurar respostas referente ao desaparecimento de seu marido. Uma qualidade observada na série, claro que não em seu roteiro propriamente dito, é fechar algumas storylines e não empurrá-las ad eternum durante a temporada, como por exemplo, a origem de Barbie e sua relação com o marido de Julia.

s01e05 Blue on Blue –  Os residentes de Chester’s Mill recebem visitas inesperadas de seus entes queridos que estão do lado de fora da redoma, com autorização do exército. No entanto, este fato é para a cidade se preparar para uma ameaça que vem do lado de fora. Mesmo sabendo que a bomba nada iria ocasionar na redoma, afinal ainda estamos no quinto episódio, a dinâmica deste esteve boa, mesmo lamentando a perda de um chefe religioso que poderia render dentro da série, o reverendo, agora falecido, era muito chato! Podiam chamar a personagem de Marcia Gay Harden em O Nevoeiro, também de Stephen King.

s01e06 The Endless Thirst – Quando a água da cidade começa a ficar escassa, os residentes de Chester’s Mill começam a brigar pelos suprimentos restantes. Enquanto isso, Julia descobre uma estranha conexão que dois residentes da cidade possuem com a redoma. Confesso que o caos generalizado na cidade com água contaminada e quebra-quebra, é muito mais interessante que alguns mistérios que a série está tentando criar, como os dois guris que convulsionam e a redoma. Achei muito interessante a teoria proferida por uma personagem sobre a redoma dar o que os habitantes precisam, pode render uma teoria religiosa também.

s01e07 Imperfect Circles – Big Jim toma atitudes por conta própria quando sente que sua autoridade está lhe escapando e a redoma demonstra seu poder quando uma vida é tomada assim que um bebê nasce. E mais um mistério surge…

s01e08 Ticker Than Water – Junior enfrenta seu pai e descobre a verdade sobre o passado de sua mãe. Julia descobre o poder da minirredoma. A série está começando a “tropeçar em seus próprios pés” ao tentar a casa episódio criar um conflito entre os moradores e depois disso nada de relevante acontece, a série precisa focar nos personagens, tanto que os protagonistas sumiram da trama!

s01e09 The Fourth Hand – a série começou a se perder a partir do momento de adiciona uma grande vilã que até aqui não havia aparecido, com a desculpa de que já estava na cidade quando da criação da redoma, não é bem assim que funciona um suspense de confinamento! Além disso, a minirredoma começa a mostrar sinais de ser muito mais misteriosa do que esperava, somente não sei se isto é bom ou ruim! Big Jim e Barbie descobrem que suas vidas estão mais interligadas do que imaginavam quando uma misteriosa mulher, Maxine, aparece inesperadamente em Chester’s Mill.

s01e10 Let’s the Game Begin – lamento que a série tenha optado pelo caminho mais fácil, ao abrir mão do desenvolvimento dos personagens, para criar “a dificuldade/novidade” da semana a cada episódio; aqui, descobrimos que Max já abriu um Clube da Luta na cidade para as pessoas se divertirem e fazerem permuta/escambo, a entrada de Max serviu para criar uma nova vilã (inclusive, ela já ganhou uma mãe e uma triste história em seu passado para justificar seu comportamento “foda-se” Chesters Mill), já Big Jim é quem procura investigar podres da personagem e um novo elemento se junto ao trio das “estrelas caindo do céu”. A fato positivo do episódio foi o segredo de Barbie já revelado.

s01e11 Speak of the Devil – jura que agora o quarteto fantástico da série vai ficar tocando as mãos em qualquer ponto da redoma e verá relances de um possível futuro? E o que dizer da megaevil Max que não durou 3 episódios na série, somente para fazer Barbie e Big Jim transformarem-se em arquirivais! A série começa a perder a mão.  Um furacão atingirá a cidade, o que parece ser um sinal de raiva da redoma, arriscando vidas dos moradores de Chester’s Mill. Big Jim volta as pessoas da cidade contra Barbie depois que ele tenta expor os seus conspiradores. Vida de Julia está em risco.

s01e12 Exigent Circunstances –  em seu penúltimo episódio, a série abraça Big Jim como o mega evil vilão da temporada, não consigo imaginá-lo sobreviver para a 2ª (mas acredito que imaginarão de alguma maneira); Enquanto a caça a Barbie continua, Big Jim instiga os residentes de Chester’s Mill e a cidade clama por justiça por todos os crimes supostamente cometidos por Barbie. Enquanto isso, Joe e Norrie precisam encontrar um novo lugar para esconder a minirredoma.

s01e13 Curtains Season Finale – em sua season finale, Under the Dome resolve abrir mais mãos de mistérios, inclusive, pelo que pude compreender uma menção de extraterrestres, confere produção? No entanto, no que se refere as situações desenvolvidas pelos personagens, tudo ainda é muito irregular, atitudes e mudanças de personalidades incomodam pois tornam os mesmos bastante rasos, como nesse episódios a policial Linda, que simplesmente passou a dizer amém a tudo que Big Jim profere. A série em si ainda mantém um certa curiosidade para o espectador, porém, dispensava esperar 9 meses para ver Barbie não morrer na forca!

STATUS: RENOVADA PARA 2ª TEMPORADA (JUN/14).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: