Resurrection (ABC) – 1ª temporada (FINALIZADA)

resurrectionResurrection é uma série de Aaron Zelman, baseada no romance de Jason Mott: “The Returned”.

A história apresenta um fenômeno que ocorre na cidade de Arcadia. Pessoas já falecidas retornam para suas famílias com a mesma aparência que tinham quando morreram.

Jacob, um menino que se afogou há 32 anos, acorda sem saber direito onde está. Quando ele encontra com Martin Bellamy, um agente da imigração, este se propõe a levá-lo para Arcadia, onde o menino diz que mora. Ao chegar na sua casa, ele reencontra seus pais, Harold e Lucille Garland, agora em idade avançada.

Tentando entender o que está acontecendo, eles chamam o xerife Fred Garland, que perdeu a esposa Bárbara quando ela tentou salvar a vida de Jacob. Intrigada com a volta do menino, Gail, uma jovem médica, filha do xerife, também decide investigar o mistério.

s01e01 The Returned – posso me arrepender amargamente, muito mais tendo como referência a diferente série francesa Les Revenants, no entanto, vou embarcar nessa série, pelo menos na primeira temporada. Claro que preferia um ator um pouco mais carismático para protagonizá-la, Omar Epps, não está nesse rol! No episódio, um garoto de 8 anos acorda sozinho em uma província chinesa. Lembra que seu nome é Jacob e que mora na Arcádia, mas a casa que ele diz ser sua está agora ocupada por um casal de 60 anos, que perdeu seu filho Jacob há 30 anos atrás.

Mesmo que apele mais para o melodramático do que para critica social/filosófica/religiosa, ainda acredito que esse plot pode render muito, somente peço que os produtores não embarquem numa trama misteriosa e cheia de fantasia!

s01e02 Unearth – Caleb Richards retorna, mesmo seu corpo ter sido cremado, depois de um infarto. Os Langstons procuram uma maneira de reintroduzir Jacob na sociedade e pedem ajuda ao Pastor Tom. Enquanto isso, o xerife Langston teria preferido manter o passado enterrado.

s01e03 Two Rivers – confesso que diversas coisas começam a me incomodar, como o papel do agente da imigração na trama, preferia um pseudo agente Mulder do FBI para investigar esses aparecimentos, é licença poética demais, no entanto, os roteiristas acertam ao trazer o drama para a comunidade em geral, criando conflitos palpáveis para a série, ainda acredito que se trabalhassem pela viés religioso esse “retorno” dos mortos a série ganharia muito. A exumação do túmulo de Jacob apenas aprofunda o mistério de seu retorno. Henry tem dificuldades em aceitar que Jacob realmente é o filho que ele perdeu há 32 anos. A vida do pastor Tom é mudada para sempre por uma chocante reviravolta.

s01e04 Us Against the World – Bellamy e o Sheriff Fred formam uma parceria para encontrar Caleb. Maggie precisa reexaminar Jacob após mais uma convulsão e fica surpresa com os resultados. Pastor Tom tenta superar o choque de reencontrar Rachel. Ainda bem que a série possui somente 8 episódios, até nisso parecido com Les Revenants, pois sinto que começou a enrolação!

s01e05 Insomnia – sabia q aquele frase do xerife sobre o passado de Bellamy voltaria para nos assombrar, como gostam de criar flashbacks desnecessários atualmente, mas se o plot de Caleb não render algum twist à série já antecipo minha desistência. No episódio, Bellamy tenta manter Jacob a salvo, mas seu passado interfere. Elaine precisa descobrir onde Caleb escondeu o dinheiro roubado do banco. Rachel recebe notícias surpreendentes.

s01e06 Home – Maggie pede ajuda a um homem do seu passado acerca do mistério de Arcadia. O segredo de Rachel cai em mãos erradas. Pastor Tom e Bellamy tentam convencer os moradores a não temer os ressurretos. Agora sim, a série se preocupou em mostrar algumas consequências sociais do retorno dos mortos, quem sabe esse plot gere mais do que obtivemos até agora.

s01e07 Schemes of the Devil – Jacob faz amizade com uma menina chamada Jenny, e preocupa seus pais. No escritório do xerife, inúmeras chamadas e participações de outros que voltaram começam a ocorrer. Maggie se depara com alguém do passado. Gostei muito da sequência final com os telefones da delegacia tocando e surgindo os mortos de tudo que é lado, deixando um bom gancho para o episódio final.

s01e08 Torn Apart Season Finale – além de não ter feito muito estardalhaço pelo simples fato dos mortos agora poderem ser duplicados logo em seguida serem mortos (?), evento diferente do desaparecimento, o roteiro do episódio correu demais, soando extremamente artificial; claro que era previsível que o gancho para o final da temporada seria uma intervenção do Estado, no entanto, criar um anti-climax com o xerife, somente porque sua ex-esposa lhe dispensou, me soou muito infantil! Preferiria um evento mais dramático levado às últimas consequências pelo xerife e sua gangue, mostrando de verdade que os mortos não desapareceriam. No episódio, Rachael vê seu próprio corpo em uma laje no necrotério, xerife Langston conta a verdade aos agentes do governo. Maggie é presa, Bellamy tenta proteger Jacob fugindo de Arcadia.

Balanço da temporada: mesmo com uma temporada irregular, deixando de lado os fenômenos sobrenaturais, gostaria que abordassem pelo viés religioso, a série tem alguns méritos como momentos de tensão e outros bastante dramáticos. Apesar de que acho que alguns personagens são muito ruins, incluindo Bellamy de Omar Epps como mocinho, os roteiristas deveriam apostar em personagens-chave como a família de Jacob e as consequências dos retornos, não somente banalizar a chegada dos mesmos e criar suspenses rasos e sem consequências. Acredito que irá ser renovada!

STATUS: RENOVADA (INDEFINIDO SEU RETORNO).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: