Sleepy Hollow (FOX) – 1ª temporada (FINALIZADA)

sleepy-hollowEsta é a uma adaptação de Alex Kurtzman e Roberto Orci (ambos de Fringe)Len Wiseman Philip Iscove do conto A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, de Washington Irving. A série já foi vendida a canais do Canadá, Espanha, Austrália e Inglaterra.

No original, a história é situada em 1790 em Connecticut. O professor Ichabod é um homem supersticioso que disputa a atenção da filha do homem mais rico da cidade. Seu rival é Abraham Van Brunt, um encrenqueiro que, dizem, para se livrar de Ichabond, se faz passar pelo Cavaleiro Sem Cabeça. Este era um soldado inglês da guerra revolucionária que perdeu a cabeça durante o conflito. Reza a lenda que ele ainda cavalga pela floresta à procura da cabeça. Van Brunt é bem sucedido. Ichabod desaparece e Van Brunt se casa com Katrina Van Tassel.

Na série, a história inicia em 1781. Ichabod Crane (Tom Mison, de Parade’s End) é um professor que atua como espião para o General George Washington, durante a guerra revolucionária. Ao tentar cumprir uma missão, ele é atacado por um soldado (Richard Cetrone) que, utilizando uma máscara de ferro, o desafia para um combate. Durante a luta, Ichabod decepa a cabeça de seu agressor.

Mais tarde, ele e o Cavaleiro Sem Cabeça despertam em Sleepy Hollow, no ano de 2013. Quando o Cavaleiro mata August Corgin (Clancy Brown), o xerife da cidade, Ichabod se torna suspeito do crime. O Capitão Frank Williams (Orlando Jones) é enviado à cidade para investigar o homicídio, o qual foi testemunhado pela detetive Abbie Archer (Nicole Becharie). Embora ela estivesse prestes a deixar o cargo para entrar na academia do FBI, Abbie decide unir forças com Ichabod para investigar o caso por conta própria.

Abbie descobre que August investigava as atividades de dois grupos misteriosos que atuam há séculos na cidade. Um deles representa os Quatro Cavaleiros do Apocalípse, sendo que o Cavaleiro Sem Cabeça representa a Morte. Se ele não for detido, a Terra poderá ser tomada por forças sobrenaturais.

Ichabod é casado com Katrina (Katia Winter, de Dexter), uma bruxa que durante a guerra atuou como enfermeira. Agora ela está presa no purgatório. Ela consegue se comunicar com o marido através de seus sonhos, nos quais ela lhe envia pistas de como ele poderá encontrá-la. Ao longo de toda a primeira temporada, esta será uma das missões de Ichabod.

A história será narrada entre tempo presente e passado, apresentado em flashbacks.

s01e01 Pilot – ainda titubeante quanto como a série será dirigida, pois a trama parece muito “pouca” para segurar uma série de não sei quantos episódios. No entanto, mesmo resvalando em coisas “dificeis de engolir” no universo criado pela série (possivelmente, abrindo uma mitologia), o roteiro me surpreendeu pela maneira como ampliou o contexto do Cavaleiro Sem Cabeça, ao acrescentar demônios, bruxas e Apocalipse. Me pareceu uma tentativa de criar um Supernatural mais adulto, vamos ver onde isso irá dar!  Ichabod Crane se vê na cidade de Sleepy Hollow nos dias atuais.Quando o xerife August Corbin é morto pelo Cavaleiro Sem Cabeça, Crane forma uma aliança inesperada com a detetive Abbie Mills para acabar com o mal e resolver mistérios do passado.

s01e02 Blood Moon – acho muito prematuro os roteiristas iniciarem um segundo episódio com um caso da semana não tão eficiente, ainda não é possível saber como o universo da cidade irá lhe dar com os eventos sobrenaturais, mas que soa estranho Crana anda com detetive Mills para cima e para baixo como um consultor renomado, isso soa. Katrina aparece em um sonho de Ichabod o alertando sobre um mal que tentará se reerguer sobre a lua de sangue, logo ele e a Tenente Mills partem em uma caçada atrás de uma bruxa do século 18.

s01e03 For the Triunphy of Evil – Uma médica ligada à irmã de Abbie faz contato com a tenente pouco antes de pular de uma grande altura e morrer. Quando um exame mais criterioso do corpo revela alguns sinais paranormais, o capitão Irving coloca Mills e Crane na investigação. Agora, os roteiristas se redimem e logo abordam a trama pessoal de Mills envolvendo sua irmã, parece que todos estão meio que conectados nessa história.

s01e04 The Lesser Key of Solomon – ainda acho que a dinâmica da série fora do eixo Crane/Mills ainda falha, os roteiristas ainda não conseguiram inserir o contexto da cidade/polícia/habitantes nessa mitologia iniciada, precisa melhorar. Pelo menos, descobrimos alguns vilões como os Hessianos e o nome do demônio, Moloch. No episódio, a tenente Abbie Mills e Ichabod Crane procuram pela irmã de Abby, Jenny, que fugiu de um hospital. Abbie e Ichabod encontram mais pistas sobre o mal que estão enfrentando e finalmente descobrem o seu nome.

s01e05 John Doe – Um jovem rapaz não identificado é encontrado nas proximidades da cidade, próximo à floresta, Ichabod e Abbie são chamados. Depois de conversar com o garoto, eles percebem algo sinistro e doentio está em movimento quando uma estranha doença acomete o guri e a dupla tenta descobrir a casa e as origens do menino. Pior episódio até aqui, além de não ser mais do que uma caso da semana, sem adição alguma à mitologia da série (com exceção da menção ao Cavaleiro da Peste), o roteiro era muito redundante com diálogos expositivos e repetitivos demais.

s01e06 The Sin Eater –  Quando Ichabod desaparece, sua esposa aparece para Abbie em uma visão e avisa que o Cavaleiro voltará à Sleepy Hollow. Descobrimos algumas ligações de Ichabod com a ordem maçonica e sua primeiro contato com demônios/metamorfos e somos apresentados ao “Devorador de Pecados”, participação especial de nosso querido Walther Bishop de Fringe. A série ainda não conseguiu atingir uma regularidade dramática, o roteiro opta diversas vezes pelo caminho mais fácil e pelo didatismo, menos mal que o tema continua interessante.

s01e07 The Midnight Ride – Abbie e Ichabod precisam encontrar as pistas escondidas para impedir o mal em Sleepy Hollow. Mais tarde, Abbie recebe a visita inesperada de um enigmático Andy Brooks.

s01e08 The Necromancer – Ichabod, Abbie, o capitão Irving e Jenny unem forças para enfrentar o Cavaleiro Sem Cabeça. Enquanto encara seu inimigo, Ichabod fica chocado com uma informação que pode mudar o jogo relacionada ao verdadeiro motivo do Cavaleiro. A trama de Sleepy Hollow continua aos trancos e barrancos, algumas coisas funcionam outras não, não gosto quando necessitam adicionar personagens para explicar elementos da série como se os personagens já apresentados não fossem o suficiente.

s01e09 Sanctuary – Quando Ichabod e Abbie investigam o caso de pessoas desaparecidas, a busca leva a uma casa da era colonial que esconde um segredo do passado de Ichabod — e libera um mal adormecido há tempos.

s01e10 The Golem – as bizarrices de alguns monstros/demônios de Sleepy ainda me incomodam, Ichabod pede para Henry Parrish ajudá-lo a se comunicar com Katrina, mas no processo, um perigo ameaçador é liberado do purgatório.

s01e11 Vessel – Um dos escravos de Moloch retorna a Sleepy Hollow depois de 7 anos e traz um aviso para o capitão Irving. Ichabod e Abbie tentam encontrar pistas sobre seu mais novo adversário, e Jenny faz uma confissão reveladora sobre seu passado que pode vir a fortalecer seu relacionamento com Abbie.

s01e12 Indispensable Man – Andy Brooks retorna e mais uma vez declara seu amor por Abbie. Ele oferece à policial abrigo diante do iminente apocalipse e, com sua recusa, repete o aviso sobre o seu destino. Eles vão atrás de um mapa que pode tirar Katrina do purgatório.

s01e13 Bad Blood – Treze anos se passaram desde que Abbie e Jenny se depararam pela primeira vez com Moloch. Parrish tem uma premonição e dá a Ichabod e Abbie uma notícia terrível. Katrina finalmente é tirada do purgatório, mas com um preço! Uma grande revelação acontece.

Apesar de me surpreender com a reviravolta que cria um elo comum em toda temporada, unindo os destinos de Abbie, Katrina, Ichabod e o filho perdido, tudo no episódio foi muito corrido deixando a temporada irregular, ao invés de trabalharem os elementos aos poucos de maneira cadenciada. Com a renovação já anunciada e as contratações de Jenny e Parrish para elenco regular, a nova temporada deixou inúmeros ganchos dramáticos para os herois, porém ainda não sei se retorno.

STATUS: RENOVADA PARA 2ª TEMPORADA (SET/14).

Uma resposta to “Sleepy Hollow (FOX) – 1ª temporada (FINALIZADA)”

  1. rosangela meira Says:

    Quando você irão continuar a exibir a série do cavaleiro sem cabeça, é muito bom . Obrigada

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: