The Strain (FX) – 1ª temporada (FINALIZADA)

TheStrain-CartazAdaptação da Trilogia da Escuridão (do autor norte-americano Chuck Hogan em parceria com Guillermo del Toro), a série narra o surgimento de um vírus fatal que transforma as pessoas em vampiros sedentos, na cidade de Nova York. Tudo começa quando um Boeing, vindo de Berlim, aterrissa na cidade. Temendo um ataque biológico, o Centro de Controle de Doenças é acionado e Dr. Ephraim Goodweather entra em ação, liderando um trio composto por mais uma bioquímica, Nora Martinez, e com o estudioso caçador dos estranhos vampiros Abraham Setrakian. Juntos eles tentam conter essa epidemia que atinge níveis alarmantes.

Tendo Guillermo Del Toro (cineasta e escritor, conhecido por dirigir A Espinha do Diabo, Labirinto do Fauno, Hellboy I e II, Blade 2) e Chuck Hogan como co-roteiristas do piloto. Carlton Cuse (Lost) será o produtor principal da série, tendo 13 episódios iniciais.

s01e01 Night Zero – Um boeing 777 chega no aeroporto JFK, em Nova York, e enquanto está a meio caminho de pousar, de repente para completamente. Todas as persianas são baixadas, e as luzes desligadas. Os canais de comunicação ficaram mudos, mas um alerta foi enviado ao CDC.

Com uma sinopse vaga como a acima citada, iniciamos uma viagem junto a um dos melhores cineastas/roteiristas do cinema fantasia atual, Guillermo Del Toro, mesmo contando com um piloto correto que apresenta o arco inicial, personagens principais (incluindo dramas pessoais, um traidor e um personagem bizarro), confesso que a série me remeteu ao início de Fringe, até mesmo pelo mesmo cenário, um vôo no qual passageiros tem um problema inexplicável. Aqui, o tom é outro, mais terror, até mesmo porque a série já apresenta seu antagonista, um monstro que gera hospedeiros vampiros e parasitas. Deixou uma boa expectativa, a produção está bacana e os efeitos idem, o elenco ainda não teve momentos mais inspirados, mas parece estar em boas mãos.

s01e02 The Box – parece que a trama não irá criar “barriga” durante a temporada, o ritmo segue ágil e bem dinâmico, com diversos fatos nos sendo apresentados; os quatro sobreviventes começam a manifestar estranhos sintomas, porém a tentativa de Eph e Nora de mantê-los em quarentena fracassa quando uma campanha mal-informada começa a circular.

s01e03 Gone Smooth – Eph e Nora tentam salvar a vida do capitão Redfern antes que ele enfrente os efeitos do vírus. Ataques de ratos revelam a Fet que algo inexplicável está acontecendo em parte da cidade. Setrakian sai da prisão e começa seu plano para frear o vírus. Mesmo ainda tendo algumas pontas soltas, como a storyline de Fet, é perceptível que a série de Del Toro vem mantendo uma regularidade muito bacana, não enrolando na trama central e, tentando, nem sempre da melhor forma, diga-se de passagem, desenvolver seus personagens dramaticamente.

s01e04 It’s Not for Everyone – Uma autópsia secreta demonstra a progressão do vírus misterioso, levando Jim à uma confissão surpreendente. Eph e Nora correm para se encontrar o pai de Emma, mas descobrem que chegaram tarde demais. Ansel, nas garras da doença, toma medidas desesperadas. Show!!

s01e05 Runaways – Com Nora fora da jogada, Eph relutantemente se junta a Setrakian com a esperança de conseguir evidências suficientes para garantir quarentena para a cidade. Enquanto isso, Fet encontra o inesperado dentro dos túneis do metrô. A trama deu uma patinada nesse episódio, o que foi a subtrama de Nora, mas parece que está para engrenar no próximo.

s01e06 Occultation – Depois de alertar Kelly para deixar a cidade com Zack, antes que a praga se espalhe mais, Eph é preso pelo FBI. Eichorst tem um trabalho final para Gus, enquanto Setrakian percebe que a chegada de um eclipse é o ponto máximo da infecção, e o início do fim.

O roteiro prometeu o que cumpriu após o lento episódio anterior, tivemos pela primeira vez um vislumbre do caos da epidemia sobre a cidade, mesmo que ainda não pudemos observar as reais consequências do evento (eclipse solar), criou-se com competência um clima de suspense. Passados os primeiros episodios, o personagem que mais cresceu, sem sombras de dúvidas, foi Kevin Durand e seu caçador de ratos, que inteligentemente, é um dos personagens mais antenados com os eventos que a trama vem retratando, possivelmente se tornando um futuro caçador junto à Setrakian.

s01e07 For Services Rendered – Setrakian, Eph e Nora formulam um plano para rastrear o Mestre usando Jim como isca. O passado de Eichhorst e Setrakian é revelado, lá nos tempos do campo de concentração. Na casa Luss, Neeva luta para proteger as crianças enquanto encontra um misterioso estranho cuja ajuda ela pode não querer.

Agora levando em consideração as intenções da série, que nunca foram realmente dramáticas, consigo encarar melhor os episódios, como o gênero que a série representa. Uma boa surpresa, as novas criaturas surgidas ao final, tava achando o time dos mocinhos muito “frágil”!

s01e08 Creatures of the Night – Depois de descobrir a potência da luz ultravioleta contra os Strigoi, Setrakian ganha um novo e improvável discípulo. Uma rápida visita a uma loja de conveniência no Brooklyn se transforma em um cerco mortal durante a noite.

Mais um bacana episódio, meio temático ao abordar os personagens centrais presos num ambiente (loja de conveniência) cercados pelas criaturas da noite, acrescentando Fet e a “hacker vendida”; tenso e surpreendente em seu desfecho, conseguiu retratar bem que tipo de criaturas são aquelas, diferentes de vampiros clássicos, criando criaturas com senso social/coletivo e pensamentos em comum, interessante!

s01e09 The Disappeared – Eph corre para salvar sua família e descobre que Kelly está desaparecida. Dutch revela seu papel no plano de Palmer e Gus é forçado a tomar uma decisão difícil sobre Felix.

s01e10 Loved Ones – Zach acha uma forma de encontrar sua mãe, e trabalha em conjunto com seu pai. Kelly está cada vez mais “perdida”; Problemas internos afetam o grupo de Eph. Episódio bacana que soube trabalhar a tensão da busca pela mãe de Zach e o que realmente aconteceu com a personagem. Mesmo assim,  série não tem conseguido manter uma regularidade bacana!

s01e11 The Third Rail – Setrakian leva Eph, Fet e Nora em uma caçada ao esconderijo do Mestre. Deixado para trás na loja de penhores, Zack arrisca sua própria segurança para garantir a de Mariela.

s01e12 Last Rites – Dutch volta com um plano de exibir nacionalmente os avisos de Eph sobre a praga vampiresca. Palmer recebe uma visita especial, e Gus se arma para a iminente briga, mas descobre que há outro fator misterioso envolvido.

Sinto, infelizmente, que a temporada está perdendo fôlego, parece que não souberam como levar a reta final da temporada, parece que nada realmente relevante vem acontecendo em cena. Menos mal, que o próximo episódio já é a Season Finale.

s01e13 The Master Season Finale – No final da primeira temporada, Eph e Fet estudam um ataque com força total que Setrakian assegura que finalmente matará o Master. Gus se alia a uma nova força estranha, que pode mudar o curso da luta para uma nova direção.

E ao final, nada! Isso mesmo, além de ter um Mestre saído diretamente dos “Changemans” (desculpa, sou velho), o roteiro ainda brinca criando um verdadeiro anticlímax, se não havia o interesse em “matá-lo” pra que criar uma situação tão frouxa como a que foi ao ar? Poderiam ter criado um desfecho usando os asseclas do Mestre, por exemplo, além disso, o que são aquelas outras figuras? Uma decepção como a série veio caindo ladeira abaixo com o passar dos episódios, primeiro projeto de Del Toro que naufraga na minha opnião, a 2ª temporada já esta garantida mas, paro por aqui!

STATUS: RENOVADA PARA 2ª TEMPORADA (2015).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: