Grace and Frankie (Netflix) – 1ª temporada (FINALIZADA)

GraceandFrankieGrace (Jane Fonda) e Frankie (Lily Tomlin) estão encarando a temida “3ª idade”, mas não da forma que imaginavam. Quando os seus respectivos maridos revelam que estão apaixonados um pelo outro, e planejam se casar, a vida delas é virada de cabeça para baixo. Agora, elas estão ligadas eternamente por esse acontecimento e, já rivais, descobrirão que podem ter que tomar conta uma da outra.

s01e01 The End – Grace e Frankie ficam chocadas quando seus respectivos maridos pedem o divórcio, mas ficam ainda mais quando descobrem o motivo.

O grande atrativo da série, além de estar numa mídia que vem rendendo bons produtos (Netflix) é o belissimo elenco reunido, quatro atores de alto gabarito e talento, porém esse piloto não conseguiu ir muito além do óbvio, ainda vejo dificuldade de equilibrar o humor com o drama e, principalmente, qual tipo de humor será utilizado na série.

s01e02 The Credit Cards –  Grace, Frankie, Robert, Sol e seus filhos começam a compreender a difícil realidade do divórcio. Conhecemos os personagens dos “filhos” que devem ser o elenco coadjuvante na série.

s01e03 The Dinner – Grace e Frankie decidem voltar ao trabalho. Robert e Sol organizam um jantar constrangedor para seus filhos. Mesmo melhorando em relação ao piloto, ainda não encontrou seu tom.

s01e04 The Funeral – As emoções ficam à flor da pele quando Grace, Frankie, Robert e Sol se encontram em público pela primeira vez após o divórcio.

s01e05 The Fall – Grace tem uma epifania ao sair para comprar iogurte com Frankie e Briana em uma noite de sábado. Tem me surpreendido o tom dramático que a série optou, talvez pelo talento das protagonistas, mas ainda sinto que falta um pouco de equilíbrio à trama.

s01e06 The Earthquake – Sol cuida de Frankie durante um colapso nervoso. Grace sai com outro homem pela primeira vez. Coyote faz uma visita surpresa a Mallory.

s01e07 The Spelling Bee –  Frankie, Grace e Briana se envolvem em encontros inusitados em sua nova vida de solteiras.

s01e08 The Sex – Frankie muda sua opinião sobre Jacob, e Grace e Guy se aproximam. Enquanto isso, Bud e Coyote têm uma conversa sincera, e Sol está morrendo de medo de Briana.

Acho muito curioso a abordagem drama/comédia que a série vem dando para as mulheres na 3ª idade, acho o texto maduro mas algumas situações parecem de comédias adolescentes, dava para equilibrar melhor o roteiro nessas situações. Mas fica bem claro que a série é de Jane Fonda e Lily Tomlin, os ex-maridos e os filhos pouco ou nada acrescentam aos episódios, mesmo quando possuem sua storylines.

s01e09 The Invitation – Briana experimenta os produtos orgânicos de beleza de Frankie, inclusive os leva para empresa. Robert descobre sobre Guy e Grace. Frankie tenta impor limites a Sol.

s01e10 The Elevator – Após assinar os documentos do divórcio, Frankie, Grace, Sol, Robert e Bud relembram um importante final de semana que ocorreu há cinco anos.

s01e11 The Secrets – Frankie conta a Sol um segredo de Grace, dando origem a uma série de conflitos em ambas as casas. Briana se aproxima de um colega de trabalho.

Nessa reta final da temporada, os roteiristas têm conseguido acertar no tom de Frankie, que se tornou o verdadeiro humor da série, já Frankie representa o redescoberta da mulher de 70 anos na sociedade, um personagem mais social, a lamentar que tanto os ex-maridos quanto os filhos não ganharam storyline/arcos relevantes para se destacarem.

s01e12 The Bachelor Party – Bud e Coyote pedem ajuda a Briana e Mallory para organizar a despedida de solteiro de Sol e Robert. Grace está disposta a fazer de tudo para animar Frankie.

Como venho observando seguidamente, mais uma vez o roteiro perdeu a oportunidade de dar um destaque maior para o núcleo de Sol e Robert e seus filhos com a chegada da festa de despedida de solteiro, faltou humor e melhores situações, já Jane Fonda e Lily Tomlin aproveitaram a “noite do sim” para extravasar toda veia cômica das atrizes.

s01e13 The Vows Season Finale – Com o dia do casamento se aproximando, Grace e Robert têm dificuldades para expressar seus sentimentos. Sol e Frankie finalmente esvaziam a casa velha. Episódio no qual ficou faltando o tão falado casamento entre Robert e Sol, motivo de seus divórcios, mas ok, não haveria maior problema se o plot do episódio fosse dramaturgicamente relevante dentro da temporada, o que acredito que não aconteceu, mas foi um bom episódio.

Tem vários fatores que me fazem elogiar a série de G&F, como uma série protagonizada e feita para os idosos (raramente público alvo de séries) e seu quarteto fantástico de atores, no entanto, me incomoda a maneira como isso foi trabalhado em cena, faltou equilíbrio, mas muito equilíbrio, por vezes a vertente dramática soou demais e a comédia ficou para trás ou apenas retratada na maluco-beleza de Lily Tomlin, facilmente personagem mais humana da série; senti falta de um toque mais real, cotidiano e de profundidade aos personagens, resumindo parece uma sitcom de platéia, sem claque pois falta piadas, realizada com multi-camêra, no qual falta a naturalidade das situações.

STATUS: INDEFINIDO (jun/15).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: