Marvel’s Daredevil (Netflix) – 1ª temporada (FINALIZADA)

DemolidorMatthew Michael Murdock (Charlie Cox) é um jovem atleta e excelente aluno. Ainda na infância, um acidente envolvendo um caminhão que carregava material tóxico o deixou cego e fez com que ele desenvolvesse seus sentidos. Quando Matt decide vestir o uniforme e adotar o nome “Demolidor” (Daredevil), leva uma vida dupla: é advogado durante o dia, e, à noite, protege as ruas de Hell’s Kitchen, seu bairro em Nova York.

s01e01 Into the Ring – O lado vigilante de Murdock e seu trabalho como advogado são desafiados em um caso de homicídio que implica uma organização criminosa.

Parece q a nova aposta do universo marvel numa série em site por streaming, diferente de Agents of SHIELD, rendeu um universo mais cru e real, até porque no universo streaming não há censura prévia. Dito isso, gostei desse primeiro episódio, apesar de apelar para um caso da semana, onde perdoa-se por se tratar de um personagem regular do elenco, mas pelo menos o roteiro não soou tão introdutório como normalmente acontece. Na expectativa pelo próximo!

s01e02 Cut Man – Murdock comete um erro quase fatal ao tentar resgatar um garoto sequestrado, e no caminho surge um aliado inusitado.

Episódio dá uma parada na ação para ilustrar o comportamento meio suicida de matty, que chega destruído aos cuidados da médica interpretada por Rosario Dawson (somente participação especial), enquanto isso, vemos que há algo maior por trás dos eventos que Matty combate, um vilão inominável!

s01e03 Rabbit in a Snow Storm – Murdock e Foggy aceitam um cliente misterioso, mas Murdock está certo de que o caso não é tão simples quanto os fatos levam a crer.

Finalmente, vemos a rotina de Matty e seu amigo, além de uma subtrama com a secretária, adora Deborah, tomara que sua personagem tenha relevância. Aqui descobrimos o possível antagonista de matty, envolto por uma aurea de sofisticação, apesar de bem clichê essa sequência.

s01e04 In the Blood – Dois irmãos russos a serviço de Fisk lançam um ataque contra o Demolidor. Fisk segue com seus planos para consolidar seu poder no submundo do crime. Estamos em processo de evolução na série, bom…

s01e05 World on Fire – Fisk segue com seu plano para destruir Hell’s Kitchen. Murdock e Foggy aceitam defender inquilinos maltratados por seu senhorio. O bacana de uma série contínua em streaming é que os episódios não necessariamente precisam terminar, como um caso da semana,  nem mesmo forçar um gancho a la ‘to be continued”, esse episódio foi o caso!

s01e06 Condemned – O plano de Fisk de controlar Hell’s Kitchen deixa o Demolidor em uma situação difícil. Ben Urich está cada vez mais próximo da verdade. Um dos melhores episódios até aqui, tenso e com muita ação na medida certa, somente os roteiristas tem q cuidar para não deixar o vilão muito invencível!

s01e07 Stick – Uma figura importante do passado de Murdock pede ajuda para enfrentar um novo inimigo que ameaça Hell’s Kitchen. Agora a série perde “algum tempo” mostrando de onde e como veio o treinamento de Matt, desde criança, apesar de alguns clichês de mestre, interpretado por Scott Glenn, a figura é importante dentro do arco dramático do personagem

s01e08 Shadows in the Glass – Enquanto a missão de Murdock, Foggy e Karen se torna cada vez mais clara, Fisk começa a perder o controle sobre sua batalha por Hell’s Kitchen. Episódio que trabalha a figura de Fisk, desde sua infância, com pai abusivo, até seu dia-a-dia e sua tomada de consciência em sair das sombras como uma possível salvação para Hell’s Kitchen, me parece que a trama terá uma reta final interessante nesse conflito de interesses entre Matt e Fisk.

s01e09 Speak of the Devil – Agora que Fisk está levando vantagem, ficou ainda mais difícil destruí-lo. Enquanto isso, o Demolidor enfrenta seus próprios demônios. Acho que o mimimi inicial de Matt com o Padre desnecessário, assim como a montagem da luta com o ninja durante todo episodio, acabou por fazê-la perder seu impacto dramático; menos mal, que o roteiro continua caminhando pra frente!

s01e10 Nelson v. Murdock – A relação entre Murdock e Foggy é colocada à prova. Um novo inimigo de Fisk aparece em Hell’s Kitchen. Bom episódio focado na relação de Foggy e Matt após o primeiro descobrir o segredo do amigo, assim também abriram uma nova storyline para Fisk, sendo ameaçado por inimigo ainda desconhecido.

s01e11 The Path of the Righteous – Fisk e Murdock enfrentam as consequências do caminho que escolheram. Ben e Karen chegam mais perto da verdade sobre o passado de Fisk. Sinto que nessa reta final da temporada, o roteiro não tem conseguido equilibrar o desenvolvimento de Fisk e Matt com a ação dos personagens, no entanto, o caminhar tem sido bastante satisfeito.

s01e12/13 The Ones We Leave Behind/Daredevil Season Finale – Fisk busca vingança enquanto Karen é assombrada pelos acontecimentos. O Demolidor faz uma descoberta reveladora sobre as finanças de Fisk e, dessa maneira, na season finale vemos a última cartada do trio contando com  ajuda de um honesto policial.

Sobre os dois últimos episódios, como fã de séries e filmes, confesso que o roteiro e a direção, principalmente, no penúltimo, ainda precisam evoluir, abrir mão de clichês comuns que não acrescentam nada à narrativa do episódio como, por exemplo, toda sequência inicial de sentimento de culpa de Karen, desde o lance com a bebida até o pesadelo com Fisk, dispensável. Mesmo assim, o episódio trouxe algumas soluções e encaminhamentos para a finale interessantes. O último episódio em si, foi bastante dinâmico, elevando a trama, saindo do universo centrado no Hell’s Kitchen, envolvendo o FBI, e claro, não abriu mão do enfrentamento entre Fisk e Matt (além da ótima sequência de fuga, mostrando todo poderio de Fisk). Uma bela season finale.

A temporada em si foi “redondinha” conseguiu desenvolver protagonista e antagonista de maneira satisfatória, criando um universo palpável e verossímil, ainda acho que falta um pouco mais de humor à série, que acaba ficando muito pesada com 13 episódios carregados e tendo um personagem bacana como Foggy. Primeira parceria entra a Marvel e o Netflix está aprovadíssimo!

STATUS: RENOVADA PARA 2ª TEMPORADA (2016).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: