The Newsroom (HBO) – 3ª temporada (FINALIZADA)

s03e01 Boston – Após o fiasco da Genoa, Will, Mac e o resto do time da “News Night” decidem seguir com cautela ao reportar uma grande história, a fim de aumentar a credibilidade e, quem sabe, a audiência.

Voltando para seu desfecho numa pequena temporada, seis episódios somente, acredito que a visão de Sorkin sobre o jornalismo, propositalmente, utópico, no qual pessoas discutem ética e moral com bom senso como se o mundo e as pessoas fossem assim; gosto desta visão, inicialmente, infantil pois levanta a discussão e nos tira do papel de meros espectadores.

O retorno do debate, trouxe de volta ao debate o papel das mídias sociais dentro do jornalismo, com o pano de fundo do atentado de Boston, além disso, vemos que Neal terá um arco envolvendo os vazamentos de documentos do Estado para a imprensa. Claro que os casais continuam ali presentes para alívio cômico e humanização dos personagens, o que nem sempre funciona, ma a série continua relevante aos meus olhos.

s03e02 Run – Rebecca novamente defende a ACN em um possível processo, ao mesmo tempo em que Will tenta proteger Neal das consequências do vazamento de informações da DOD.

s03e03 Main Justice – Leona e Reese tentam levantar dinheiro para salvar a ACN. Enquanto isso, Will é surpreendido no jantar dos jornalistas realizado na Casa Branca. A sequencia do FBI invadindo a sede da ACN foi hilária e tensa ao mesmo tempo, o tiroteio de dialogos mais intenso ainda, dá prazer acompanhar o raciocínio de um roteirista tão bom escritor quanto Sorkin, claro que sua visão utópica diminui a complexidade da trama, mas mesmo assim, ainda acredito que sirva de parâmetro sobre o papel do jornalismo atual (como a discussão sobre ganhos sobre tweets).

s03e04 Contempt – Mesmo com a possibilidade de ir para a cadeia, Will continua firme e se recusa a revelar a fonte que entregou os documentos roubados da DOD. Enquanto o desdém de Charlie por Lucas cresce, ele e Sloan procuram um outro comprador para a ACN.

s03e05 Oh Shenandoah –Acompanhamos Will na prisão enquanto a equipe enfrenta a maneira de fazer jornalismo imposta por Pruit. Não é que Will permaneceu na prisão alguns bons dias (52, se não me engano); além disso, vemos algumas novidades na redação da ACN após venda, discussões sobre o papel da mídia social e twitter de Lady Gaga são temas de debates calorosos, ao final, vemos nosso querido Charlie se despedir da série.

s03e06 What Kind of Day Has It Been? Series Finale – A morte de Charlie leva Will e Mac a pensar sobre os marcos que transformaram a redação, tudo isso durante o funeral/memorial, com novidades para os casais e lembranças de 3 anos atrás.

Mesmo apostando num final mais “novelesco”, com direito a gravidez, funeral e casais se acertando, a finale de The Newsroom conseguiu me “pegar” quando buscou no passado os links com a atualidade, fechando um ciclo bastante interessante. Sou fã da série, mas sei que ela nunca foi regular, em meio aos diálogos ágeis e cheios de teorias e discussões, Sorkin não soube equilibrá-los com a leveza dos romances que eles próprio criou, acabando por cair em sua armadilha, não atingindo a maestria de The West Wing.

Outro destaque da série é a presença vibrante/hipnotizante de Jeff Daniels, num papel complexo, em meio aos personagens perdidos nos plots ruins da série com diálogos bacanas.

STATUS: FINALIZADA.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: