The Walking Dead (AMC) – 5ª temporada (FINALIZADA)

TheWalkingD-Cartaz1s05e01 No sanctuary – As verdadeiras motivações dos habitantes de Terminal são esclarecidas. Rick e os outros enfrentam problemas para fugir do Terminal, mas contam com a ajuda de uma orda de zumbis e de alguns parceiros perdidos no caminho.

Gostei de tudo nessa premiere, acho que a série estava devendo uma dinâmica melhor entre personagens/cenários como aqui se mostrou, não precisa levar metade da temporada para fazer os personagens seguirem em frente. Me chamou a atenção, a relação que o roteiro pareceu querer mostrar entre o passado do grupo do Terminal, antes do canibalismo, com a atual situação do grupo de Rick. Ansioso por uma temporada que saiba explorar da melhor maneira personagens e conflitos, sem nos deixar pegar no sono!

s05e02 Strangers – Com os mantimentos escassos e sem saber se pode confiar nas pessoas ao seu redor, Rick lidera uma missão que pode não compensar o risco. Diminuindo o ritmo da intensa premiere, vemos novamente Rick e equipe andando sobre os trilhos até encontrar um misterioso padre, porém a calma não duraria muito afinal a turma de Gareth e do Terminal segue o bando, fechando inclusive com uma sequência surpreendente.

s05e03 Four Walls and a Roof – gosto como a dinâmica da série vem sendo trabalhada até aqui, mesmo sendo uma trama sempre pautada em “paradas” e divagações sobre a humanidade no contexto apocalíptico, os episódios nessa temporada vem se mostrando mais dramáticos e com a sensação de que estão “andando pra frente”. Aqui tivemos o desfecho de Bobby e do povo do Terminal, numa maneira sempre surpreendente. Agora resta saber o que a divisão de personagem irá causar na série, será um retorno para o que tivemos nas temporadas anteriores?

s05e04 Slabtown – Um novo grupo de sobreviventes foi descoberto, no caso, vivendo em um hospital, assim descobrimos onde foi parar Beth. Por fora até parece ser um lugar legal e seguro, mas por dentro Beth sofre abusos e tem que lutar para sobrevivente. Começaram a segmentar as narrativas, a perda de ritmo já é notável, impressionante como os roteiristas não aprendem isso.

s05e05 Self Help – Episódio centrado na turma do ônibus, que mal dura, Glenn, Abraham, Maggie e cia tentam chegar ao seu destino, no entanto, acidentes óbvios acontecem, o passado de Abraham é retratado e descobrimos que Eugene não necessariamente honesto em suas palavras.

s05e06 Consumed – Daryl e Carol perseguem o carro com a cruz branca, rumo a uma Atlanta desolada, na esperança de encontrar Beth e seus sequestradores.  Sim, agora, foi a vez da narrativa se voltar para Carol e Daryl, voltando um pouco no passado recente de Carol, para encontrar Beth, mais uma vez, o ritmo fica insosso.

s05e07 Crossed – Enquanto Carl, Michonne e Padre Gabriel cuidam da igreja, Rick realiza uma missão de resgate em Atlanta e o grupo de Abraham lida com as consequências da revelação de Eugene. Mais um episódio “mais pra lá do que pra cá”, mesmo contando com todos os núcleos, exemplo o nadismo no grupo de Abraham, porém me irrita mais ainda o contexto do Padre Gabriel, qual a finalidade do personagem? Imaginava pelo menos algum subtexto sobre fé em tempos de apocalipse, mas até agora nada!

s05e08 Coda – chegamos ao episódio final da fall season, a série retorna em fevereiro, com o choque que os roteiristas sempre precisam acrescentar, foi um pouco óbvio a revelação da perda de um personagem, após uma sequência paralela, porém mesmo não sendo um personagem primordial, gosto como a série nos faz lamentar a mesma, assim fechamos o ciclo do Hospital de Atlanta de uma maneira desolada, se é que houve algum outro sentimento até aqui na série.

s05e09 What Happened and What’s Going On – Após as recentes provações que o grupo encarou, um pequeno desvio poderá provar ser a solução que eles estavam procurando. Ainda em luto, o grupo procura o lugarejo de Noah, no entanto, Tyreese é o próximo a se despedir de nós; lamento mais uma vez que mesmo tentando e, tentando muito, os roteiristas não conseguem mais nos impressionar com mortes de personagens, mesmo criando paletas de cores, edição desmontada, participações especiais com mensagens, não adiantou a morte de Tyreese não repercutiu de maneira alguma em mim, isso porque o personagem vem sendo muito mal trabalhado há tempos. Lamento pela série!

s05e10 Them – nossa quando o episódio anterior parecia ter ser perdido somente por tentar um lirismo na morte de um personagem, neste fomos mais fundo no poço, o luto das irmãs (Maggie e Sasha) e os demais personagens numa andança sem limites, passando novamente por provações na procura de agua e comida. Ao final, parece que surge uma luz no fim do túnel.

s05e11 The Distance – é interessante observar como a entrada de um novo personagem, no caso Aaron, traz, mesmo que num primeiro momento somente, uma nova perspectiva narrativa dentro da série, isso acaba soando como um defeito da série que necessariamente precisa sempre de novos ares, afinal deem uma olhada no elenco recorrente da série e quais são os personagens realmente relevantes nesse momento. Tomara que os roteiristas tragam novas discussões sobre a sobrevivência dos personagens ao abordar os personagens diferentes vivendo situações diferentes, nesse momento me parece que estamos andando em círculos.

s05e12 Remember – vemos os primeiros movimentos de chegada do grupo de Rick em Alexandria, com direito a uma mulher, política, comandar o povo. Conhecemos alguns personagens novos, porém o clima de estranheza e a dificuldade do grupo em relaxar e confiar novamente, principalmente, Daryl, nos mostra o quanto o caminho dos personagens foi tortuoso. Um bom episódio, esperando para ver o que o roteiro criará de conflitos.

s05e13 Forget – Enquanto Rick e os outros continuam a se adaptar à nova vizinhança, eles consideram um retorno à normalidade. Episódio que apresentou novamente uma queda brusca na narrativa, muita contemplação, principalmente na revolta da Sasha, que confesso não entendo, porém deu tempo para vermos mais de Carol e Daryl.

s05e14 Spend – Episódio sobre busca de mantimentos, vocês já sabem o que vai acontecer! Muito drama e surpresas, mas confesso que a discussão que se levantou sobre abandono/resgate entre os dois grupos é muito interessante, além disso, vemos que teremos um enfrentamento ali adiante quando a comunidade não parecer tão gentil e segredos dos interiores forem revelados. Somente um detalhe, da onde saiu aquele discurso do Padre Gabriel, que FDP, depois de tudo que aconteceu e como aconteceu o personagem simplesmente sai proferindo seus achismos de maneira inconsequente.

s05e15 Try – como podiamos prever chegamos num impasse dentro de Alexandria, a começar pelo jogo de versões após o retorno do pessoal em busca de mantimentos, porém temos ainda Daryl e sua jornada, que deve incluir quem está marcando os walkers na testa, e se o pessoal de Rick irá se dividir ou reconquistar os habitantes de Alexandria? Diversas perguntas para a Season Finale.

s05e16 Conquer Season Finale – Olha vou fazer uma confissão, olhando em retrospecto, essa temporada (com exceção de alguns episódios de caminhada e conversas da primeira metade da temporada) talvez seja a melhor temporada desde a estréia da série. Aqui vemos as consequências da atitude de Rick em Alexandria, a descoberta de Daryl sobre novos personagens que devem surgir em breve e o retorno de um personagem.

Em si o episódio não teve nenhum grande evento dramático, óbvio que me refiro à morte de um algum personagem do grupo de Rick, no entanto, foi equilibrado em suas storylines, continuou evoluindo suas subtramas, apresentou desfecho e abriu novas tramas para a próxima temporada. O que mais gostei nessa temporada, principalmente, na segunda parte da mesma, foi o retrato da necessidade do grupo em encontrar uma comunidade, porém, como os personagens não sabem mais se portar “normalmente” com pessoas comuns, após tanta sofrimento e tragédias, para mim, essa discussão foi o ponto alto da temporada, senão, da série até aqui. Como retomar a humanidade após tanta violência?

STATUS: RENOVADA PARA 6ª TEMPORADA (out/2015).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: