Wayward Pines (FOX) – 1ª temporada (FINALIZADA)

WaynardPinesP-CartazBaseado no livro Pines, de Blake Crouch, a trama de Wayward Pines acompanha Ethan Burke (Matt Dillon), um agente do Serviço Secreto que viaja para Wayward Pines, Idaho, em busca de dois agentes desaparecidos e descobre um complexo mistério envolvendo a região. Quando ele acorda no hospital de Wayward Pines, a enfermeira Pam (Melissa Leo) é quem cuida dele. No entanto, parece que Pam está mais interessada em machucá-lo do que em ajudá-lo. Ela e o agente acabam se tornando inimigos mortais e Ethan descobre que seu papel na cidade vai muito além do que ele imaginava.

s01e01 Where Paradise is Home – Quando o agente do FBI Ethan Burke acorda na cidade perfeita de Wayward Pines, ele começa a descobrir os segredos mais sombrios da cidade aparentemente inocente.

Apesar da alta expectativa pela estréia de Shyamalan na telinha, confesso que o plot da série, que espero que seja minisserie, me “broxou” um pouco, um trama continuada com elementos já vistos em outras séries e filmes, como Lost, Twin Peaks, minha boa expectativa fica no elenco reunido (Matt Dillon, Melissa Leo, Carla Gugino e Toby Jones), na adaptação literária e na surpresa de ver que alguns mistérios já foram mostrados nesse primeiro episódio, assim fica a curiosidade de saber qual a pegada da série.

s01e02 Do Not Discuss Your Life Before – Ethan continua sua busca por pistas com a ajuda de Beverly. Ao mesmo tempo, Theresa e Ben decidem ir a Idaho para procurar Ethan. Mais tarde, Ethan descobre o motivo dos residentes de Wayward Pines sempre atenderem seus telefones.

Por incrível que pareça, mesmo não sabendo se isso renderá uma temporada excelente e bem escrita, confesso que até aqui os roteiros me surpreenderam, principalmente, por fugir do óbvio, mesmo que apela para uma sensação de estranheza ininterrupta, fica difícil saber o que está se passando, mas mesmo assim, personagens e situações surgem diferentes do clichê habitual do gênero. Subiu um pouco mais no meu conceito.

s01e03 Our town, Our Law – Ethan está determinado a sair de Wayward Pines, mas acaba encontrando um corretor chamado Peter McCall, que lhe oferece uma nova casa. Para completar, Theresa e Ben seguem para Idaho a fim de encontrar Ethan,onde se depara com o xerife.

Continuo surpreso pelos twist  abordados pela trama, estamos apena no 3º episódio e o roteiro segue mudando a história a cada episódio e me surpreendendo com isso, dois episódios e duas mortes meio que surpresas, fico ansioso pelo que esta por vir, será q a história é sci-fi, sobrenatural ou somente social…

s01e04 One of Our Senior Realtors has Chosen to Retire – Após se encontrar com Pope e seu filho matá-lo atropelado, e descobrimos que há alguma criatura sob os portões e muros, Burke segue para a cidade e descobre que foi nomeado novo xerife, onde acaba por conhecer o prefeito e sua esposa, que cuida da escola. Com isso, Pam diz a Ethan que ele deve lidar com Peter McCall, o “traidor” que fez um grafite na rua principal.

Apesar de achar que a trama de Peter foi muito sucinta não nos fazendo nos importar com o personagem e nem o mesmo o personagem fazer qualquer revelação relevante, o episódio continua apostando numa realidade surpreendente sempre fugindo do óbvio; lamento não ter, por enquanto, mais a narrativa de fora de Wayward Pines, pois dava para pensar em contrapontos entre as narrativas.

s01e05 The Truth – Ethan se aventura do lado de fora de Wayward Pines e fica chocado com o que descobre. Enquanto isso, Theresa começa a trabalhar como corretora e atende seu primeiro cliente, que está confuso com relação à cidade. Já seu filho descobre o que se passa na escola.

Duas notas sobre o episódio/série: 1) não sei o quanto tem das mãos de Shyamalan no texto/roteiro dos episódiso, mas a impressão que me passa é que o diretor/roteirista parece ter aprendido com sua carreira meteórica nos cinemas, isso parece. Vemos que “as coisas” em Wayward Pines desde o príncipio de apresentam de maneira acelerada e dinâmica, fazendo com que nenhum episódio pareça “filler” ou “barriga”, em menos de um mês já sabemos, superficialmente, qual pé um dos mistérios da série, o que por experiência gostei de ter acertado, narrativa temporal, claro que nunca imaginei o que se apresentou no episódio, mas muitas coisas precisam ser explicadas a partir daqui; 2) falando em explicações, se os roteiristas conseguissem explicar os eventos de maneira menos didática (aqui inclusive com direito a explanação de professora), confesso que me agradaria mais, porém no contexto geral foi um bom episódio, assim como a série vem se apresentando.

s01e06 Choices – Ethan descobre mais sobre Wayward Pines e seus residentes (gostei de mostrarem o que ocorreu na primeira tentativa). Enquanto isso, Theresa investiga um caso pouco usual, ao mesmo tempo em que Kate e Harold planejam uma operação. Como a descoberta do que se passa em Wayward Pines modifica a perspectiva da trama, mocinhos viram vilões e vice-versa, acredito que esse twist tenha sido o principal motivo de Shyamalan estar na produção.

s01e07 Betrayal – Ethan encontra uma bomba em seu carro, o que o leva a questionar as pessoas em que ele pensava que podia confiar. Kate e Harold discutem seus problemas de fertilidade com enfermeira Pam. A relação de Ben com Amy esquenta. Apesar de achar o episódio abaixo dos anteriores, meio morno, se pensarmos foi no sentido de criar o gancho do final do mesmo, a trama continua com um desenvolvimento bacana.

s01e08 The Friendliest Place on Earth – Uma explosão deixa dois residentes importantes de Wayward Pines em condições críticas. Enquanto Ethan trabalha para determinar quem é o responsável, Harold opta por ficar fora da operação que ele e Kate planejavam. Pam questiona a engenharia de vigilância.

Mais um bom episódio da série, inclusive por mostrar, através da personagem de Carla Gugino, a perspectiva dos habitantes que não aceitam a realidade de Wayward Pines, além disso, a manipulação de Hope Davis e de Dr. devem gerar consequências maiores do que as que vimos até agora.

s01e09 A Reckoning – Ethan interroga Harold para convencer a entregar os rebeldes. A saúde de Amy piora e Megan faz que o Ben discurse afim de trazer ordem e justiça à cidade. Uma enorme pressão caí sobre Ethan, que faz algo inesperado. Pam leva Theresa à uma busca reveladora.

Gostei de saber que a série terá sua única temporada exibida sem qualquer tropeço, sem chance de renovação também, isso mostra que uma minissérie pode ser simplesmente uma…minissérie; aqui vemos a consequência dos desmandos e manipulação dos personagens de Hope Davis e Toby Jones, como sempre foi possível prever, que em algum momento haveria uma revolução, como sempre aconteceu em nossa história. Aguardando a series finale!

s01e10 Cycle Series Finale – Pam enfrenta Pilcher, enquanto Megan tem uma mudança de coração e ajuda Ethan levar as pessoas da cidade para a segurança e a verdade. Como último episódio Wayward teve muita ação, tensão e um desfecho bastante digno e verossímil, aos possíveis vilões a morte, desde Pilcher a Hope Davis, que até o último minuto acreditou no seu salvador, quem teve mais mudança em seu comportamento foi Pam, que soube observar o comportamento egoico do irmão, ao não mais distinguir convivência e destino com manipulação.

Assim termina uma boa minissérie adaptada por, entre outros, Shyamalan, que soube adaptar com a devida agilidade uma trama inicialmente de suspense de adaptação, que poderia cair num final tipo “estão todos mortos” ou mesmo “era tudo um sonho”, mas que na verdade retratou um série sci-fi apocalíptica com toques de discussão social sobre controle de informação, manipulação, genética e big brother. Olhando em retrospecto gosto de algumas storylines abertas, porém, nem todos personagens comecaram e terminaram do mesmo jeito, como se o roteiro os utilizasse ao seu bel prazer, o que nunca é bom dentro da narrativa (exemplos de Pam, da Melissa Leo, deliciosamente irônica como enfermeira no incia da série, e Meghan, de Carla Gugino, que de habitante costumaz se transformou numa terrorista rebelde praticamente. Valeu a viagem!

STATUS: FINALIZADA.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: