Master of None (Netflix) – 1ª temporada (FINALIZADA)

masterofnoneA série acompanha a vida, nos âmbitos pessoal e profissional, de Dev (Aziz Ansari), um ator de 30 anos de Nova York que tem problemas para decidir o que quer comer, mas não para decidir qual caminho quer seguir para o resto de sua vida. Ambiciosa, divertida, cinematográfica e intensamente pessoal, a história de Dev o leva a mergulhar em diversos temas, desde direito dos idosos à rotina dos imigrantes em um país estrangeiro.

s01e01 Plan B – Um problema com o preservativo e uma festa infantil alertam Dev sobre a realidade de ter filhos. Ator de comédias stand up vindo do sucesso de crítica Parks and Recreations, Aziz Ansari é um clichê ambulante na comédia e brinca com estes durante o tempo todo com seus amigos (também diversos clichês ambulantes e underdogs). Como comédia, partindo do piloto, confesso que foi a melhor sitcom novata de 2015 que vi.

s01e02 Parents – Filhos de imigrantes, Dev e Brian procuram mostrar seu apreço pelos pais em um jantar que reúne as famílias. Pelo jeito os roteiros da série de Aziz vão abordar mesmo críticas sociais e comportamentais de um cara solteiro em busca do profissional e relacionamentos (seja com amigos ou em busca de um amor). Aqui, temos um paralelo entre o indiano e um chinês.

s01e03 Hot Picket – O plano de Dev de levar uma linda garçonete a uma apresentação não dá exatamente o resultado esperado. Confesso que até aqui o que mais gosto das tramas de Master é a capacidade de identificação com os dilemas do personagem, quem nunca se arrependeu de sair com uma gostosa que se mostrava louca? E quem nunca se identificou com uma guria (guri) pra descobrir em seguida que ela(e) não está disponível para você? Melancolicamente engraçado! E para melhorar os personagens fazem maratona de Sherlock!

s01e04 Indians on TV – Dev vive uma série de experiências reveladoras depois de presenciar alguns episódios de racismo em testes para programas de TV.

Simplesmente genial! Desde a abertura onde a série aborda os inúmeros (iguais) personagens indianos explorados na mídia americana para em seguida ilustrar as situações que as minorias étnicas enfrentam para conseguirem colocações, sem mencionar os clichês como sotaque por exemplo; porém não satisfeito em somente retratar o preconceito, o texto do episódio ainda acha tempo para mostrar que os próprios atores se dispõe ao sistema quando enfrentam à concorrência, gerando um ciclo que não fecha!

s01e05 The Other Man – Dev tem a chance de se dar bem com uma mulher que conhece em uma festa, mas a oportunidade traz algumas complicações. Bom episódio com participação de Claire Danes.

s01e06 Nashville – Em seu primeiro encontro oficial com Rachel, Dev decide jogar alto e a leva para passar o fim de semana em Nashville. Azis tem acertado nas temáticas e desenvolvimento de seus personagens, ocupando o espaço que Louie possuía nos últimos anos (sem data de retorno, infelizmente);

s01e07 Ladies & Gentleman – Rachel e Denise ensinam a Dev e Arnold as dificuldades de ser mulher em um mundo de homens repugnantes. Dev fica inspirado a apoiar o feminismo. Mais uma vez, Aziz acerta no tom e na trama ao abordar a posição social da mulher atualmente, quando tantos pregam igualdade, as mulheres ainda sofrem das diferenças mais sutis às mais assustadoras, como ser perseguida por um homem na noite!

s01e08 Old People – Uma morte inesperada insipra Dev e Rachel a visitarem a avó de Rachel. Arnold tenta lidar com uma estranha herança. Mais uma vez o roteiro de Aziz e Alan Yang se voltam para uma situação específica da condição humana, velhice! Assim temos desde a morte do avô de Arnold até a vivacidade da avó de Rachel.

s01e09 Mornings – Dev e Rachel descobrem que a vida a dois não é um mar de rosas livre de conflitos e roupas sujas no chão. Ótimo episódio, um mosaico temporal (cerca de um ano) acompanhando a rotina de Dev e Rachel, desde a inevitável paixão dos primeiros meses até a rotina pesada e maníaca de cada um, dividindo o apartamento.

s01e10 Finale – Após irem a um casamento e à estreia de um filme, Dev e Rachel enfrentam diferentes problemas no relacionamento. Fechando a ótima primeira temporada temos Dev passando por uma crise particular, tanto profissional, quando seu papel no filme é cortado na montagem final, quanto amorosa, quando após assistir discurso de um casamento Dev não se vê tão apaixonado e querendo levar Rachel para sempre em sua vida. Obviamente a crise gera conflitos e Aziz segura muito bem a pegada dramática do episódio, assim como os coadjuvantes também auxiliam a série!

STATUS: RENOVADA PARA 2ª TEMPORADA (2016).


%d blogueiros gostam disto: