Girls (HBO) – 6ª temporada (FINALIZADA)

girlss06e01 All I Ever Wanted – Hannah recebe uma tarefa para escrever sobre um campo de surf feminino nos Hamptons, onde ela conhece um instrutor de esqui aquático. Marnie fala para Ray que ele precisa passar mais tempo em sua própria casa.

Abrindo os trabalhos para a derradeira temporada, Girls tem uma importância na tevê americana ímpar, não necessariamente pela qualidade de seus episódios, elenco e roteiro, mas sim pela coragem de abordar com total desprendimento as rotina de um grupo de jovens mulheres, na casa dos 20 anos pós faculdade, em sua rotina profissional, amorosa e familiar. Lena Dunham é, no mínimo, uma corajosa atriz/roteirista, agora também diretora, que tem um olhar bastante crítico de sua geração, tanto que seu desnudamento, é sarcástico e depreciativo, nunca glamourizando sua geração.

Depois de exorcizar sua relação com o ex/melhor amiga numa coluna do jornal, Hannah consegue um novo emprego e já é colocada em cheque num universo que em nada parece o seu mundinho novaiorquino. Bom retorno!

s06e02 Hostage Situation – Hannah fornece cobertura para o fim de semana secreto de Marnie, e Shoshanna convida Elijah e Jessa para um evento. A relação de Marnie com aquele cantor zoado é de uma chatice impar.

s06e03 American Bitch – Hannah tem um encontro tenso com um escritor que ela antes admirava. Participação, mais que especial de Matthew Rhys, num episódio bastante focado num conflito claramente machista ao qual Hannah passou, mais até no sentido da discussão de o que seria abuso/assédio. Um olhar maduro e importante da série para esta questão.

s06e04 Painful Evacuation – Hannah entrevista a escritora Ode Montgomery, e Jessa tem a ideia de um novo projeto com Adam. Ray reconsidera sua vida após uma conversa com um cliente do seu café, enquanto Marnie confronta seu narcisismo. Acredito que como desfecho de temporada, Marnie tem sido a personagem com mais foco até aqui, sua imaturidade mistura carência, atitude e egoísmo.

s06e05 Gummies – Hannah recebe uma visita da sua mãe; Adam e Jessa já começaram a produção de seu filme independente; Ray tem que lidar com o luto depois de herdar todos os pertences de Hermie. O plot twist de Hannah parece que será o arco final da personagem, além do que acredito que o filme de Ray tenha projeção sobre a personagem, mas mais inusitado é ver que os personagens adultos se encontram/comportam, por vezes, piores que as imaturas jovens.

s06e06 Full Disclosure – Marnie tenta convencer Desi a seguir com o show planejado para o aniversário de sua mãe. Hannah recebe conselhos de seu pai sobre uma decisão importante, e Elijah ajuda uma colega de trabalho para uma audição. Desi é um personagem extremamente irritante, consegue deixar Marnie madura…já Hannah terá que começar a se responsabilizar com a gravidez, inclusive, com o debate sobre o papel do pai nesta gravidez.

s06e07 The Bounce – Elijah se prepara para uma audição aberta para um novo musical da Broadway, mas é distraído por um visitante inesperado. Precisando de dinheiro, Marnie tenta penhorar uma herança de família e recebe um conselho inesperado. Hannah conversa com Paul-Louis. As desgraças que ocorrem com Marnie são muito hilárias pois a personagem a personificação da geração, dividindo este posto com Hannah, é praticamente só se ferra!

s06e08 What Will We Do This Time About Adam? – Adam tenta se reconciliar com Hannah enquanto Jessa passa um dia de folga sozinha. Shoshanna tem um encontro com Ray e Abigail. Bacana que o roteiro dê atenção à Ray, finalizando um arco do personagem, no entanto a reaproximação entre Hannah e Adam me soou muito superficial dada a relação dos personagens e seu passado!

s06e09 Goodbye Tour – Depois de uma reunião importante, Hannah pede conselho aos seus amigos, mas tem dificuldade em encontrar Marnie. Entrando num ritmo de despedida tivemos a oportunidade de ver Hannah ganhando uma proposta de trabalho no interior, e assim tivemos durante uma festa de noivado, um lava roupa suja entre as 4 girls, com destaque para a irritação de Sosh, que pouco apareceu nesta temporada. Um texto honesto e humano, para algumas mágoas criadas nestes seis anos.

s06e10 Latching Series Finale – Pra finalizar a série, Hannah resolve ir pro interior e criar seu filho com a ajuda de Marnie. Corajosa Series finale da série, centrada na escolha de Hannah em criar seu filho no interior, longe de New York, um quase personagem na série, e sem mostrar mais nenhum personagem além de Marnie e a mãe de Hannah. O roteiro conseguiu centrar e fazer Hannah refletir sobre sua condição de mãe solteira e como sua imaturidade (assim como Marnie e sua mãe) atrapalha sua vida pelas escolhas que seu egoísmo e egocentrismo assinam embaixo.

Um desfecho digno da personagem, com uma pequena luz de reflexão que gera uma sensação de evolução paulatina que tanto foi a característica da série, mostrar como a imaturidade da geração atrapalha a mesma nas escolhas.

Série que encontrará seu espaço na história da televisão americana, como uma Sex and the City para a geração dos vinte e poucos anos pós faculdade e procurando seu lugar na metrópole New York.

STATUS: FINALIZADA


%d blogueiros gostam disto: