Mr. Robot (USA) – 1ª temporada (FINALIZADA)

mr robotA história acompanha a vida de Elliot, um jovem programador que sofre de uma desordem que o torna anti-social. Acreditando que a única forma de se conectar com as pessoas é hackeando suas vidas, ele alia seu conhecimento ao fato de trabalhar em uma empresa de segurança online para proteger aqueles que ele ama daqueles que tentam, de alguma forma, prejudicá-los. Suas atividades chamam a atenção de Mr. Robot, um misterioso anarquista que convida Elliot a fazer parte de uma organização que atua na ilegalidade com o objetivo de derrubar as corporações americanas.

s01e01 eps1.0_hellofriend.mov – Mr. Robot segue Elliot, um engenheiro de segurança virtual de dia e um hacker vigilante de noite, que é recrutado por um misterioso grupo subterrâneo para destruir a firma que ele é pago para proteger.

Primeiras impressões aqui.

s01e02 eps1.1_ones-and-zer0es.mpeg – Elliot está dividido entre aceitar uma oferta de emprego de Evil Corp e se juntar ao grupo fsociety hacker. Ao mesmo tempo Elliot precisa tomar decisões que poderiam prejudicar as pessoas ao seu redor.

Achei o episódio meio redundante, repetindo o discurso do anterior, sem levar o personagem Elliot para frente e nem ao menos aprofundar os coadjuvantes.

s01e03 eps1.2_d3bug.mkv – Elliot tenta experimentar uma vida normal, mas é sugado novamente para a sociedade. Enquanto isso, Gideon suspeita de algo, ao mesmo tempo em que Tyrell joga sujo com um policial corrupto. Episódio centrado em Tyrell que ganha uma personalidade complexa e de comportamento ambíguo, muito bom! Além disso, me chama a atenção que a trama, mesmo pertencendo ao canal USA (normalmente, casa de séries mais leves), esta com uma pegada bastante séria e tensa!

s01e04 eps1.3_da3m0ns.mp4 – A  medida que a sociedade secreta avança para hackear o mundo, Elliot enfrenta seus demônios internos que podem atrapalhar a operação LIRL. A série concentra em mostrar o processo de desintoxicação de Elliot, perfeita composição de Rami, mas acho que a conspiração/teorias em torno da personalidade de Elliot e mr. robot, que seriam a mesma pessoa, precisa ser definida rapidamente pela série para não se transformar numa coisa maior que a trama da mesma.

s01e05 eps1.4_3xpl0its.wmv – Fsociety tenta penetrar em Steel Mountain, a instalação mais segura da América. Mas, algo inesperado acontece e faz com que haja mudança nos planos. Elliot teve um episódio bastante interessante, principalmente se notarmos que houve interação entre Mr. Robot e terceiros, mesmo que isso possa ser dito no futuro que era Elliot em ação, portanto ainda não há certeza sobre como esses personagens são realmente.

s01e06 eps1.5_br4ve-trave1er.asf – Elliot precisa hackear a soltura de um perigoso traficante para salvar alguém muito importante para ele. O joguinho de Tyrell fica cada vez mais intenso e Angela começa a fuçar sobre a morte da mãe.

s01e07 eps1.6_V1ew-S0urce.flv – Elliot esta desaparecido e cabe ao Mr. Robot tentar unir a Fsociety, enquanto isso Angela encara o confronto pelo seus novos objetivos e velhos conflitos.

s01e08 eps1.7_wh1terh0se.m4v – All safe está sob um ataque hacker. O Dark Army está pronto para se encontrar com o Elliot e o plano de Tyrell e Joanna entra em ação. Em meio a muita tensão, algumas importantes revelações são feitas.

Chegamos ao ápice da série nesse episódio que voltou a centrar seu foco em Elliot e suas revelações, mostrando o quanto o personagem é doente, no sentido psiquiátrico. O grande twist, apesar de esperado, é muito bem revelado em cena pela direção e elenco, além de um gancho bastante surpreendente.

s01e09 eps1.8_m1rror1ng.qt – O plano para hackear Evil Corp é ameaçado quando um homem misterioso do passado de Elliot retorna, e as revelações continuam. As revelações continuam e somente Tyrell me parece ainda desencaixado do restante do elenco, parece uma personagem de outra trama, tanto que somente agora parece que irá se reconectar ao arco principal da série, curioso pela finale que foi adiada em virtude dos assassinatos dos jornalistas exibido ao vivo em link pela tevê americana, possivelmente o desfecho de ter algo em comum com o fato.

s01e10 eps1.9_zer0-day.avi Season finale – Mr. Robot e Tyrell estão desaparecidos, ao mesmo tempo em que um hack do passado assombra Elliot.

Mesmo que tendo temas bastante complexos (acredito ser a primeira série a apostar num formato realista sobre o tema de terrorismo digital e suas variações sobre o submundo hacker) que, por diversas vezes, me fizeram “boiar” em diálogos e situações na temporada, acredito que MR. Robot tenha sido a única série da temporada a desenvolver um personagem de maneira tão complexa e ambígua desde as estreias de House e Dexter (lá se vão 10 anos). O grande mérito da série, além dos aspectos técnicos, todos apresentam cuidados minuciosos, foi construir toda a temporada no entorno do protagonista, um desconhecido que nos foi apresentado pelo seu olhar, para tanto, coincidentemente, temos sua narrativa em off para seguir; pegando inspirações as nas mais diversas referências, mesmo o já manjado ser ou não ser um distúrbio de personalidade,  em cena o roteiro se defendeu muito bem, méritos ao texto e, principalmente, Rami Malek, que concebeu um personagem riquíssimo para uma série de verão e de um canal conhecido por “procedurals” sem ambição.

Aqui, o showrunner e sua equipe demonstram buscar tratar de temas complexos (capitalismo, mundo digital, sociedade atual) através de questionamentos e situações relevantes com personagens interessantes, além de Elliot, temos o “psycho american” Tyrell, e os misteriosos Whiterose e Philip Price, falando neles, que sequência pós-créditos!

STATUS: RENOVADA PARA 2ª TEMPORADA (2016).


%d blogueiros gostam disto: