Orange is The New Black (Netflix) – 3ª temporada (FINALIZADA)

oranges03e01 Mother’s Day – O novo regime mais amigável e gentil de Caputo inclui uma feira de Dia das Mães para as detentas que provoca muitos sentimentos contraditórios sobre a família.
Flashbacks: Pennsatucky, Sophia Burset, Aleida Diaz, Poussey Washington, Nicky Nichols e Sam H.

Voltamos para o terceiro ano da série com uma sensação de reinício, no entanto, de partida vemos que Chapman já não é mais o foco ou centro narrativo da série, com uma galeria de personagens carismáticas e complexas, o roteiro parece que irá pintar um quadro mais complexo da dinâmica das personagens, vamos ver como isso irá funcionar com os plots de cada uma e de cada episódio.

s03e02 Bed Bugs and Beyond – A invasão de percevejos acirra os ânimos: Alex perde a calma, Red desconta a raiva em Piper, Aleida interfere com Daya e Bennett, e Caputo recebe más notícias.
Flashbacks: J. Bennett

O plot de fechamento do presídio me parece o mais promissor até aqui, as drogas de Nichols me parece plot reciclado e o relacionamento de Alex e Chapman tem que cuidar para nao virar clichê. Assim, como o roteiro precisa cuidar para não “bestificar” demais os personagens masculinos.

s03e03 Empathy Is a Boner Killer – A aula de teatro com a nova agente anima as detentas de Litchfield. Nicky confia em alguém que não deveria e acaba se estrepando. Red gasta o seu russo para ajudar Healy a resolver problemas pessoais.
Flashbacks: Nicky Nichols.

s03e04 Finger in the Dyke – Big Boo cria um esquema para ganhar dinheiro. Daya, Taystee e Crazy Eyes enfrentam a realidade da ausencia de Veee. Caputo tenta impressionar alguns visitantes, unica saida para nao fecharem o presidio.
Flashbacks: Carrie Black (Big Boo).

Bom episodio, centrado na figura de Big Boo, que tratou com responsabilidade e alguma originalidade a identidade da famosa figura social da lesbica, “sapatona”.

s03e05 Fake It Till You Fake It Some More – Os boatos sobre um novo trabalho com melhor salário voam entre as detentas, principalmente porque a vaga requer testes. Flashbacks: Marisol “Flaca” Gonzales.

A privatização do presídio promete trazer inumeros elementos a serem trabalhados pelos roteiro, desde o emprego dos guardas até o que é correto as detentas fazerem ou trabalharem (não seria trabalho escravo).

s03e06 Ching Chong Chang – A mudança de regime não é muito popular na equipe, mas Red sai ganhando. Lorna descobre uma nova forma de se encontrar com homens. Chang mostra seu lado íntimo. Flashbacks: Chang.

Achei adorável o roteiro trazer um flashback de Chang, detenta invisível para os demais, além disso, vemos que Chapman inicia um novo arco dentro da temporada e Caputo irá penar com as normas novas do presídio. Red volta à cozinha!

s03e07 Tongue-Tied – Os poderes de cura de Norma atraem mais fiéis. Piper cria um novo negócio. Caputo treina as novas contratadas.
Flashbacks: Norma Romano.

Mesmo apostando no ótimo elenco e personagens coadjuvantes, a falta de um arco central tem feito a temporada ter bons e regulares momentos, gosto quando o roteiro abre discussões polêmicas, principalmente, femininas, no entanto, para os personagens mais conhecidos como Piper a temporada tem encontrado dificuldade de desenvolver temas relevantes.

s03e08 Fear, and Others Smells – Piper usa a criatividade para expandir seu negócio, com o novo tipo de refeição que surgiu no Presídio. A história de ficção científica e sexo de Crazy Eyes faz sucesso. Alex não confia em Lolly, a nova detenta.
Flashbacks: Alex Vause.

Não vi muito sentido nos flashbacks de Alex, a não ser anunciar uma ameaça à personagem na reta final da temporada, as demais storylines continuam caminhando como o grupo religioso de Norma, a escritora Crazy Eyes, a privatização do Presídio, a reta final da gravidez Daya e a nova carreira comercial de Piper (nem todas suficientemente boas, particularmente a privatização do presídio é que tem mais me agradado, inclusive pelo crescimento dramatúrgico de Caputo).

s03e09 Where My Dreidel At – Várias detentas demonstram interesse por religião. Um rabino faz uma visita, e Leanne tenta organizar os seguidores de Norma. Flashbacks: Leanne Taylor. Não achei os flashbacks de Leanne interessantes, somente conversaram com o atual momento da personagem, a qual eu achava mais barra-pesada do que o roteiro apresentou, fiquei interessado na storyline da famosa cozinheira, pelo jeito teremos uma personagem nova em breve no Presídio, possivelmente, como gancho para a próxima temporada; aproveitando o contexto de novos personagens, incrível como nenhuma personagem nova se destacou desde o novo caso de Piper quanto a ameaça de Alex, Lolly, personagens que passaram batidos até aqui.

s03e10 A Tittin’ and A Hairin’ – Pennsatucky, Piper, Crazy Eyes e Lorna se aproximam de suas admiradoras. A tensão aumenta entre Sophia e Gloria, e Alex e Lolly. Flashbacks: Tiffany Doggett (Pennsatucky).

Em meio a momentos geniais, com temas como aborto, estupro e religião, nesse que deve ser o melhor episódio da temporada até aqui, sinto que a temporada de Orange se perdeu com inúmeras subtramas para quase todas as personagens coadjuvantes sem necessariamente eles se conectarem e sem aprofundar a maioria delas, como o papel de Alex nessa temporada, uma decepção como o roteiro descaracterizou a personagem, meio que trocando de papel com Piper.

s03e11 We Can be Heroes – Caputo e Piper enfrentam problemas trabalhistas. Um milagre acontece no grupo de Norma. Os itens eróticos de Crazy Eyes caem nas mãos dos funcionários. Flashbacks: Joe Caputo.

Estranho observar que mesmo contando com vinte personagens femininas um dos melhores personagens atuais é masculino, no caso, Caputo, que teve destaque merecido nessa temporada com a privatização de Litchfield e, nesse em específico, com direito a flashback.

s03e12 Don’t Make Me Come Back There – Daya entra em trabalho de parto. Sophia sofre um crime de ódio. Stella ajuda Piper com um problema de negócios. Taystee assume uma nova função. Flashbacks: Aleida Diaz e Dayanara Diaz.

Eu entendo o terreno preparado para discutir o papel de Sophia dentro de Litchfield, mas não achei o caminho bem trabalhado, as detentas vivem se pegando e nunca vemos a consequência desses atos, um leve conflito já levou Sophia a ser discriminada, o tema é ótimo, mas o desenvolvimento foi irregular.

s03e13 Trust No Bitch – Apesar dos ”milagres” feitos por Norma, Piper e Caputo sabem que há situações que meios espirituais não conseguem resolver. Chapman descobre algo chocante sobre alguém próximo a ela e decide agir.
Flashbacks: Soso, Lorna, Glória, Cindy, Big Boo, Healy.

Fechando com uma belíssima sequência final, a temporada notadamente abordou temas muito mais espinhosos (aborto, religiões, privatização, estupro), porém faltou um arco maior que os unisse de maneira orgânica, foram muitos temas para muitas personagens, faltando um elo de narrativo entre elas; gosto que a trama abriu mão de Piper como protagonista, porém houve um clara descaracterização da personagem que agora é malandra do Presídio, sem um grande evento que modificasse a personagem. Gosto dos ganchos para a próxima temporada e espero que os roteiristas continuem levantando temas relevantes na série, mas também espero que tragam um arco que realmente una as personagens de alguma maneira, enriquecendo a série como um todo.

STATUS: RENOVADA PARA 4ª TEMPORADA (2016).

Uma resposta to “Orange is The New Black (Netflix) – 3ª temporada (FINALIZADA)”

  1. Balanço da Temporada: Orange is the New Black – 3ª temporada | BAÚ DE FILMES Says:

    […] II: para mais detalhes de cada episódio, só dar uma espiada na aqui página da […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: